Pular para o conteúdo principal

O futuro é data driven! Prepare-se dominando as aplicações de inteligência artificial

Uma mão segura um celular com ícones de conectividade, como wifi e e-mail. Atrás, a cidade é composta por inúmeros prédios, conectados com o celular.


Até pouco tempo atrás, o conceito de Inteligência Artificial (IA) era visto como algo futurista e ainda muito distante de se concretizar. Porém, observando o panorama atual, pode-se perceber como essa tecnologia evoluiu e, agora, já integra diversas atividades do dia a dia.

Este recurso também foi incorporado a diversos segmentos de negócios, como na utilização  de técnicas de análise de dados (data analytics) para transformá-los em insights acionáveis. 

Mas como a IA pode agregar valor ao seu time e sua empresa? É o que vamos explorar neste conteúdo. Continue a leitura e veja como ficar por dentro dessa inovação!

Melhorias na gestão de dados

Os grandes volumes de dados são um campo vasto e fascinante que pode esclarecer quase todos os aspectos de uma organização ou indústria. Coletar dados de seus processos de negócios e analisá-los pode permitir a descoberta de algumas percepções surpreendentes.

Você pode usar essas informações para criar melhorias no processo, aumentar a produtividade, reduzir o desperdício e aumentar os lucros.

Quando se trata de melhoria de processos de análise de dados, podemos destacar:

  • análise precisa dos dados;

  • melhorias locais e medição contínua;

  • informação para aprimoramento do processo;

  • definição do que exatamente você precisa mensurar;

  • visão panorâmica de todas as etapas de um processo de negócios.

Visão geral sobre os clientes

Utilizando técnicas de análise de dados com inteligência artificial, sua empresa terá uma melhor compreensão do que seus consumidores estão comprando e o que eles não estão.

O acompanhamento dos dados de compras por cliente revelará tendências de demanda e oportunidades de venda cruzada de outros produtos.

Se um de seus clientes estiver comprando software administrativo de RH, por exemplo, mas não o serviço de suporte financeiro, você poderá criar campanhas de marketing visando essa oportunidade específica.

Ao acompanhar os hábitos de compra, você pode criar uma visão completa das necessidades de negócios de seus clientes. Com inteligência acionável de técnicas de análise de dados, sua equipe de vendas pode entrar em reuniões de clientes bem preparadas para responder a perguntas, além disso, sua equipe de desenvolvimento conseguirá entender melhor as necessidades do usuário.

À medida que você e sua equipe aprendem mais sobre as necessidades de seus clientes, você pode oferecer um serviço melhor, fortalecer os relacionamentos e conquistar a fidelização de clientes.

Vendas personalizadas

Com base em análise de dados e automatização de processos, é possível alcançar vendas mais altas ou a reaproximar relacionamentos com consumidores afastados, visto que, com poucos cliques é possível criar jornadas de compra personalizadas para atender a necessidade de cada potencial cliente.

Por meio de detalhes sobre histórico de vendas de produtos em vários setores, você é capaz de garantir que sua equipe esteja preparada para picos de demanda e pronta para resolver qualquer questão.

Estes são apenas dois exemplos de como você pode tomar mais decisões baseadas em dados. Ter informações precisas e oportunas ao alcance dos seus dedos facilitarão a justificação de ações realizadas com sua equipe e seus clientes.

Alta demanda de profissionais

A Inteligência Artificial é totalmente adaptável, uma vez que ela se beneficia da capacidade de interação entre humanos e máquinas.

Não é à toa que cada vez mais as empresas estejam investindo nesse nicho, já que é possível traçar padrões de personalização e análises preditivas em cenários diversos.

Sendo assim, o colaborador pode trabalhar melhor os dados e simular alterações no número de pedidos, clientes novos, visitas, arrecadação financeira e gastos, o que possibilita criar uma vantagem competitiva mercadológica.

Por ser um mercado extremamente aquecido, existe uma grande demanda por profissionais na área,  o que faz com que cada vez mais os profissionais queiram se especializar em inteligência artificial e análise de dados.

Poucos especialistas em inteligência artificial no mercado


Se pensarmos nas possibilidades que a IA oferece ao mercado de trabalho, podemos notar uma grande variedade de escolhas, especializações e perfis profissionais capazes de atender a esse nicho de atuação.

Um ponto interessante sobre tudo isso é que não é apenas o segmento de TI que oferecerá oportunidades de trabalho com inteligência artificial. Empresas de segmentos como marketing, transportes, finanças, até medicina, serão beneficiadas com a tecnologia da informação automatizada.

​Como você pôde conferir neste artigo, a inteligência artificial chegou para manter o mercado ainda mais aquecido, fazendo com que equipes estejam bem preparadas e ganhem destaque, alavancando também a qualidade do serviço entregue pelas empresas.

Comece a preparar sua equipe para o sucesso agora, investido no treinamento de IA. O The Developer's Conference tem uma trilha especifica para inteligência Artificial que você pode conhecer, clique aqui para acessar a trilha premium!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o