Pular para o conteúdo principal

TV Digital no #TDC2011: Você não pode perder esse evento!

Pessoal,

Eu e os colegas Thiago Vespa e Carlos Fernando Gonçalves estamos coordenando a trilha de TV Digital, que vai ocorrer no TDC2011 (The Developers Conference). Este é um evento organizado pela Globalcode, que vai ocorrer entre os dias 6 a 10 de Julho de 2011. A trilha de TV Digital será no dia 7 de julho de 2011.

Grade de programação

A grade dessa trilha está praticamente completa, vocês podem conferir abaixo:

Programação

Quinta, 7 de julho de 2011
08:30 às 09:00Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00Abertura
10:10 às 11:00Ferramentas de autoria para o ISDB-Tb
Hildebrando Trannin
11:10 às 12:00Interatividade na TV Digital - Ginga e Plataformas de Desenvolvimento
Rodrigo Cascão Araújo
12:00 às 13:00Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00Lançamento mundial do JDK 7
(Transmissão ao vivo São Francisco, Londres e São Paulo)
14:10 às 15:00Modelagem de Conteúdos Educativos de Televisão Digital Interativa
Francisco Rolfsen Belda
15:00 às 15:30Coffee-break & networking
15:40 às 16:30TV Digital interativa versus TV Conectada: o futuro da interatividade no Brasil
Alan César Belo Angeluci
16:40 às 17:30Cadeia Produtiva na TV Digital - rumo a certificação
Carlos Otávio Schocair Mendes
17:40 às 18:30Desenvolvendo e Integrando Serviços Multiplataforma de TV Digital Interativa
Raphael de Carvalho Barbosa
18:40 às 19:00Encerramento e sorteios


Resumo das palestras

Abaixo coloco um resumo sobre as palestras acima:

Ferramentas de autoria para o ISDB-Tb

A palestra irá debater a necessidade de ferramentas de autoria que auxiliem na criação de aplicações interativas para a consolidação do IDSB-Tb.

O foco se dará na comparação entre as ferramentas atuais e na apresentação de uma nova ferramenta, desenvolvida pela equipe da Batuque TV Digital, que abstrai as linguagens NCL e Java e proporciona uma maior rapidez e facilidade na criação de conteúdo interativo para a TV Digital.

A palestra será focada na necessidade de ferramentas de autoria para a consolidação do ISDB-Tb. Com ferramentas de autoria será possível trazer para os profissionais criativos (que não sabem programar) a oportunidade de criar aplicações interativas.

Atualmente encontramos diversas ferramentas para composição e edição de vídeo que ajudam os profissionais de mídia a produzir conteúdo para a TV Analógica (um ótimo exemplo é o Avid Media Composer).

Já na TV Digital, temos para a linguagem NCL algumas ferramentas, como o Composer (versão atual descontinuada) e NCL Eclipse, que auxiliam no processo de autoria de uma aplicação interativa. Para Java e Lua, temos os chamados ambientes de desenvolvimento, no caso de Java podemos citar o Eclipse e o Netbeans.

Entretanto, em ambos os casos ainda é preciso ter conhecimento de programação para criação de conteúdo interativo. Portanto, se você é um produtor de mídia será preciso estudar lógica de programação e alguma linguagem do ISDB-Tb.

O ideal para os profissionais sem conhecimento de programação seria a existência de ferramentas de autoria que conseguissem abstrair as linguagens de programação através de componentes gráficos (editores de texto, como o Microsoft Word, são bons exemplos). Dessa forma, a curva de aprendizado seria menor e a produtividade seria consideravelmente maior.

Pensando nisso, a equipe da Batuque TV Digital desenvolveu uma ferramenta de autoria voltada para os profissionais sem conhecimento de programação. A ferramenta oferece uma interface intuitiva e que utiliza técnicas de WYSIWYG e manipulação direta para abstrair as linguagens da TV Digital.

Interatividade na TV Digital - Ginga e Plataformas de Desenvolvimento

Nesta apresentação serão abordados conceitos básicos sobre TV digital com enfoque nos benefícios proporcionados pela tecnologia de Interatividade. O padrão brasileiro para interatividade conhecido como Ginga será apresentado, bem como as plataformas necessárias para o desenvolvimento neste padrão.

- O que é TV Digital?
- O padrão nipo-brasileiro ISDB-Tb
- Interatividade na TV Digital
- O canal de retorno
- O set-top box
- Classificação das aplicações interativas
- O middleware Ginga (NCL e Java)
- Carrossel de Dados
- Ciclo de Vida da Interatividade

Modelagem de Conteúdos Educativos de Televisão Digital Interativa

O conteúdo da palestra foi concebido em projeto de pesquisa originalmente produzido no âmbito do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP atualmente em curso junto ao Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento, da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação (Faac), da Unesp em Bauru. Ele propõe atividades de exploração, análise, desenvolvimento e aplicação em torno de um modelo de referência capaz de representar, instruir e validar a produção de conteúdos audiovisuais interativos para emissoras educativas de televisão digital, com foco em seus processos e produtos.

Sua concepção decorre da elaboração preliminar de um modelo estrutural de conteúdos educativos de televisão digital constituído por uma série de planilhas, tabelas e mapas conceituais, resultante de pesquisa prévia e já empregado experimentalmente no desenvolvimento de um protótipo de aplicação que simula um ambiente televisivo para a aprendizagem de engenharia, contendo cenário tridimensional, navegação multi-linear e acesso a vídeos com conteúdos extras e complementares sob demanda.

De modo geral, o projeto visa testar e aprimorar esse modelo por meio de sua aplicação no desenvolvimento sistemático de conteúdos educativos de televisão digital em projetos em curso no Programa de Pós-Graduação e na emissora de Televisão Digital Universitária da Unesp em Bauru, contribuindo para o estabelecimento e a validação de processos regulares de desenvolvimento desses conteúdos, a partir da elaboração de um novo modelo de referência para a produção programas audiovisuais interativos.

É possível levantar ao menos três hipóteses que associam a modelagem de conteúdos a seus processos de produção:

- Modelos estabelecidos para mídias convencionais não satisfazem requisitos introduzidos pela televisão digital;
- Linguagens de notação devem combinar rigor simbólico a elementos visuais de inteligibilidade;
- O processo de produção de conteúdos tende a fragmentar-se em redes colaborativas e seus produtos podem ser descritos como ambientes navegacionais de fruição interativa.

Identifica-se, ainda, um conjunto de problemas que podem associar-se como sub-projetos à essa proposta, tais como

- Desenvolvimento de uma ontologia de padronização semântica para os processos e conteúdos descritos;
- Adaptação dos conteúdos modelados e prototipados para dispositivos móveis e portáteis;
- Criação de ambientes temáticos contextualizados para aprendizagem audiovisual;
- Validação avançada das aplicações prototipadas por meio de análises heurísticas e cognitivas.

TV Digital interativa versus TV Conectada: o futuro da interatividade no Brasil

Discute de forma problematizada a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre e seus impactos na cadeia de produção e nos variados atores envolvidos – Governo, Radiodifusores, Fabricantes e Empresas de Software. Analisa o futuro da televisão sob a ótica da inclusão, do modelo de negócio e das inovações no campo da produção com o transmídia e a interatividade.

Cadeia Produtiva na TV Digital - rumo a certificação

Apresentação da cadeia produtiva no Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) apresentando aspectos da norma ABNT e legislação brasileira apontando a Certificação desta cadeia como solução para a Interatividade na TV Digital.

Como pontos importantes com a discussão da norma brasileira do SBTVD concomitante a legislação vigente apresentando os componentes da cadeia produtiva do sistema.

Apresentação dos pontos positivos e negativos da norma e legislação que dificultam implementação efetiva de programas interativos.

Espera-se ao final da palestra reservar um tempo ao debate apresentando como solução a certificação dos atores desta cadeia produtiva (produtora de conteúdo interativo, emissora de TV, receptor de TV Digital e desenvolvedor do middleware GINGA.

Desenvolvendo e Integrando Serviços Multiplataforma de TV Digital Interativa

Abordando a experiência da Fundação CPqD no desenvolvimento de serviços multiplataforma para TV Digital Interativa serão comentados os principais desafios para desenvolver os serviços no contexto do middleware brasileiro. Também será enfatizado como os serviços interativos estão sendo integrados de forma a garantir um conjunto único de negócio para as diversas plataformas de TV.

- Apresentação de uma visão geral do sistema de transmissão de aplicações Ginga pela televisão digital terrestre
- Exibição e descrição dos serviços de TV Digital Interativa que estão sendo desenvolvidos pela Fundação CPqD
- Principais dificuldades encontradas durante o desenvolvimento dos serviços interativos
- Integração dos serviços multiplataforma através da definição de um arquitetura de referência e utilização de WebServices

Palestrantes

Para ver o perfil dos palestrantes é só acessar o seguinte link:http://www.thedevelopersconference.com.br/tdc/2011/saopaulo/trilha-tvdigital#palestrantes

Só gente fera! Não dá para perder o conteúdo que será passado no evento, primeiríssimo nível :-)

Lançamento mundial do JDK7

Olhe bem a grade de TV Digital. Olhou? Prestou atenção na palestra do horário 13h10 às 14h00? É isso mesmo! Na quinta feira, para quem for em qualquer uma das trilhas, inclusive a de TV Digital, vai ter a oportunidade de acompanhar o lançamento mundial do JDK7! Isso mesmo!

Nós brasileiros, e principalmente os participantes do TDC nesse dia, terão a oportunidade singular de presenciar esse lançamento, e de ter a chance de ouvir e trocar experiências com engenheiros da própria Oracle envolvidos na plataforma. Amazing!

E o melhor: esse lançamento terá transmissão ao vivo para 3 países: Brasil (São Paulo), Inglaterra (Londres) e Estados Unidos (San Francisco).

O TDC desse ano realmente tem muita coisa legal, e não para por aí...

"Fica, vai ter almoço!"

Como diriam aqueles anúncios de TV: "E não é só isso! Você leva inteiramente grátis com o ingresso do TDC um almoço incluso!" E isso é verdade pessoal: todos os participantes vão ganhar um Combinado do Subway em todos os dias do evento!

Aqui mesmo no blog do Globalcoders saiu um post explicativo:


Você deve estar pensando: caramba, esse evento deve ser o olho da cara, caríssimo, acessível para poucos... :-( Você apenas pensou...

Inscrições para o evento

Para quem tinha dúvidas quanto o preço abaixo estão as informações:


Totalmente acessível! Um dia com palestras ricas em conteúdo de TV Digital, ter a honra de participar de um momento histórico do Java, com almoço incluído, networking, brindes e muito mais por 60 reais. Lógico, quem teve a oportunidade de comprar antes está muito mais feliz da vida.

Não tem um desconto não? Não dá pra fazer melhor? Diz que sim vai...

Tudo bem, vou relevar você atrasadinho :-p

Pensando no pessoal que está mesmo com vontade de participar do evento, e que não conseguiu fazer a inscrição na semana que passou, liberamos um código promocional para que você tenha um desconto.

Ou seja, até essa sexta (01/07/11) você pode fazer sua inscrição por 50 reais (!!!), usando o código abaixo no ato de sua inscrição no site (não se esqueçam).

Código promocional: 1539C78A45A7B63C1FCB29052F642A5418137

Repetindo: o código é válido até sexta-feira e deverá ser utilizado no momento da inscrição!

Agradecimentos

Agradeço ao convite do Carlos Fernando Gonçalves e Globalcode por poder participar da organização e por auxiliar nesse processo, de tornar esse evento cada vez maior, melhor e mais importante. Sinto-me extremamente lisonjeado de poder participar de todo esse projeto :-)

É isso aí, não vai perder esse evento cara!

E acompanhem a hashtag #TDC2011 no Twitter, para saber das novidades do evento ;-)

Até mais!

Rodrigo Ribeiro

Comentários

Caro colega

Aproveito para divulgar mais informações sobre o projeto T-autor , o primeiro software de autoria que permite que produtores de conteúdo como designers, jornalistas, editores e publicitários possam criar aplicações de interatividade SEM a necessidade de saber programação.
Vamos estar fazendo um workshop aberto sobre a ferramenta no Congresso da SET em SP e gostaria de solicitar que divulgasse o evento na sua rede de contatos.

http://labcom.webs.com/inovao.htm

Atenciosamente

Márcio Carneiro dos Santos
Prof. Jornalismo em Redes Digitais e Coordenador do LABCOM/UFMA

Postagens mais visitadas deste blog

Compilador GWT, não se preocupe com JavaScript!

Nesse post vou escrever um pouco sobre o Compilador do Google Web Toolkit , qual é o seu papel no kit, além de algumas dicas para o dia-a-dia no desenvolvimento com a tecnologia. Como exemplo vou usar um novo Projeto Web no Eclipse criado a partir do Google Plugin   para desenvolvimento GWT e/ou App Engine, acesse aqui mais informações e download. Depois de instalar o plugin, dentro do Eclipse siga a sequência para criar o projeto: New - Others - Google - Web Application Project - Defina o nome do projeto e a estrutura raiz de pacotes - Finish. Vou adotar como nome do projeto appGWT e pacote br.com.globalcode . O plugin gera uma aplicativo pronto que permite ao usuário preencher um campo e realizar o envio ao servidor de forma assíncrona (Ajax), quando o servidor responde um Dialog é apresentado com a mensagem de retorno. Para testar a aplicação é só executar o projeto com a opção Wep Application . Veja: O GWT, como já foi comentado , adota um conceito bem interess

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u