Pular para o conteúdo principal

Brasil e a força de trabalho: Futuro incerto



(...) Apesar do bom salário, este profissional tem se tornado artigo raro no Brasil, o que explica as vagas neste setor estarem entre as dez mais difíceis de serem preenchidas (...)


(...) O presidente do Confea admitiu, no entanto, que, no curto e no médio prazo, parte das vagas terá de ser ocupada por profissionais do exterior porque o país não terá como suprir as carências de imediato (...).


Notícias como estas estão sendo veiculadas todo o tempo e há anos. Em novembro de 2010 postei em Globalcoder´s um artigo sobre esta mesma questão e, passados quase seis meses, parece-me que o cenário realmente mudou ... para pior.

Assim como as notícias sobre este fato, temo também em tornar-me entediante com a minha abordagem insistente em destacar esta que considero uma verdadeira calamidade nacional, que afetará, sem dúvida nenhuma, o crescimento do País nos próximos cinco anos.

Observa-se que várias medidas estão sendo tomadas, mas de forma isolada, ou seja, cada empresa ou instituição cuidando de encontrar solução para seu próprio problema; nada se vê em termos de um plano nacional, onde deveriam estar congregadas as iniciativas corporativas e acadêmicas privadas, juntamente com a esfera pública.

E nesse compasso, o que se tem a esperar é que as ofertas de vagas sejam efetivamente ocupadas por mão-de-obra estrangeira, já que a Europa e a América do Norte ainda não reencontraram o equilíbrio das contas, após a grave crise em 2009, fato estimulante para aqueles profissionais que estão com dificuldades de empregarem-se em seus países de origem.

Deixo bem claro que não sou contra recebermos profissionais estrangeiros para trabalharem em nosso território, ao contrário; sempre considerei a diversidade como a melhor alavanca de progresso de uma nação. Apenas preocupa-me 'quanto' destas oportunidades sobrarão para os brasileiros.

Não bastasse o fato em si (falta de mão de obra qualificada) já ser bastante preocupante, aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho, provenientes das universidades, apresentam evidente deficiência de aprendizado, mostrando-se muito despreparados, até mesmo para as funções mais básicas na área de tecnologia da informação.

Imagino que a 'tábua de salvação' estará, em parte, no contexto dos cursos profissionalizantes no modo EaD (Ensino a Distância) , contexto este onde a Globalcode opera suas ofertas de capacitação, seja através da iniciativa Open4Education , com cursos livres e gratuitos, seja através de seu portfólio de treinamentos especializados, com ênfase no aprendizado progressivo (programação para iniciantes até formação de arquitetos de soluções).

O desenvolvimento da competência técnica também passa por outros aspectos igualmente importantes, tais como, manter-se atualizado e frequentemente ampliar a network pessoal.

Neste âmbito, a Globalcode também procura subsidiar seus alunos, clientes corporativos, colaboradores e seguidores, com importantes eventos anuais, onde é possível atualizar-se através das inúmeras sessões técnicas, travar relacionamentos, e mais, identificar tendências da tecnologia, para apoiar decisões pessoais sobre qual rumo seguir em termos de especializações.

Dentre os eventos idealizados e realizados pela equipe Globalcode , destacamos, neste âmbito, o "Profissão Java", direcionado exatamente para os aspirantes a novas oportunidades profissionais, bem como para promover um intercâmbio direto entre candidatos e recrutadores.

Ainda há mais:

- Carreira Academia do Programador: há dois anos a instituição Fernão Gaivota inseriu no currículo do ensino médio a Academia do Programador, carreira especialmente desenvolvida para atender ao público leigo (ou não devidamente preparado) em tecnologia da informação e que tem interesse em conhecer, mas que não encontrava uma alternativa para mergulhar neste mundo de possibilidades. A formalização da parceria com a Catho também permitiu que ampliássemos o raio de cobertura de mercado para divulgar esta carreira.


- Projeto I.D.A. (Inclusão Digital Avançada): Este projeto é derivação do Elétron Livre no Ensino voltado para escolas públicas e projetos comunitários. A proposta é oferecer conteúdo, treinamentos e insumos para o ensino de tecnologias como: programação, robótica, fabricação de eletrônicos, internet e muito mais.


- Curso Core Web: Este curso está inserido na Pós Graduação Lato Sensu MBIS - Desenvolvimento de Sistemas Web, como parte da disciplina "Programação para a Web (Java)" , que possui carga horária presencial de 48horas/aula. Os alunos receberão também o Certificado da Globalcode, referente ao treinamento Core Web. O relacionamento entre a Globalcode e a Centro Universitário Módulo em Caraguatuba, recentemente incorporada a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), começou através do contato com o Professor Flávio Marques , que organizou uma caravana com 25 pessoas que vieram de Caraguatatuba para o evento Profissão Java 2009, organizado pela Globalcode em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi.

Enfim, a Globalcode está se movimentando, fazendo sua parte, somando-se a tantas outras iniciativas que estão sendo disponibilizadas para minimizar este carência de profissionais qualificados.

Você, que está nos prestigiando com sua atenção na leitura deste post, comente, faça sugestões, apresente suas idéias e concepções para que esta 'catástrofe anunciada' não se concretize.


Waldir U. Hadad

Diretor Comercial

Globalcode - The Developers Company

Comentários

Unknown disse…
Esta é a realidade
Unknown disse…
Por favor, dê mais detalhes sobre os estudantes "provenientes das universidades, apresentam evidente deficiência de aprendizado, mostrando-se muito despreparados, até mesmo para as funções mais básicas na área de tecnologia da informação".

Quais são essas deficiências?

Como graduado em Computação, a faculdade me ensinou apenas os fundamentos, conhecimentos mais consolidades e base para a nossa ciência.

A universidade também fornece diversas disciplinas extras para treinamento nas tecnologias atuais, o que acredito ser importante para as empresas.

Não vejo motivo, por exemplo, pra focar um currículo de faculdade em J2EE, sendo que essas tecnologias vêm e vão com o passar do tempo. Mais vale ensinar os conhecimentos nos quais essas tecnologias estão fundamentadas.

Por fim, acredito que a maior parte do aprendizado é responsabilidade do aluno. Leitura extra classe, estágios durante o curso, especializações após os estudos.
Unknown disse…
Puro marketing!
Seu comentário está para venda de produtos que para uma verdadeira contribuição.

Primeiro, os salários dos profissionais de TI nos Estados Unidos são melhores que no Brasil e não se tem idéia de que tem gente sobrando por lá.

Segundo, as empresas de TI estão querendo profissionais que apenas conheçam suas ferramentas. Por isto a reclamação contra as faculdades. É péssima a idéia de que um recém formado tem de dominar um SGBD, um application server, um IDE, conheça todos os patterns(!) e ainda tenha, no mínimo, 2 anos de experiência.

O posicionamento da vossa empresa é notado. Ela supre uma necessidade que as empresas executoras de projetos de TI abdicaram.
As empresas não pagam mais cursos nas ferramentas ou tecnologias que elas demandam. Estão forçando a barra para que as faculdades façam isto. Existem faculdades que já não ensinam a grade completa de cálculo, tão pouco as teorias básicas para construção de um algoritmo.

O problema do Brasil chama-se Educação de Qualidade. As pessoas estudam e não possuem conhecimentos básicos de abstração, lógica, de organização e não sabem que foram para a faculdade para aprender à aprender.
Qualificação vem com estudos, atuação e tempo.

Entenda, falta de profissionais em determinadas áreas é cíclica na história da humanidade e difícil de prevê. Ou será que acertaram com faculdades para turismo e engenharia ambiental?

A proposta de vossa empresa não é a salvação. Não seja um caça níquel!

Infeliz título do post para uma ação de marketing.
whadad disse…
Prezado Guilherme,

Que bom que o assunto gerou alguma discussão, ainda que seja uma contraposição aos meus argumentos. Até então, eu achei que havia uma indiferença assustadora quanto a este assunto, repito, de inegável importância para este nosso país tão promissor.
Mas, vamos aos fatos. A falta de profissionais qualificados é uma realidade incontestável. Mais do que as estastíticas, garanto-lhe que vivo uma realidade igualmente incontestável e muito mais realista, ou seja, os inúmeros pedidos de clientes corporativos para apoiá-los na busca por profissionais (iniciantes ou não). Quem abastece o mercado, senão as Universidades? Que alguns alunos não saibam aproveitar o conhecimento que lhes é transferido, estou de pleno acordo também; mas, estamos vivendo uma 'pandemia', não fatos isolados. Talvez minha tese esteja equivocada e não terei nenhum problema em admitir, desde que se apresente alguma outra linha de pensamento mais conclusiva.
Abraços e grato pelo comentário.
Waldir Hadad
whadad disse…
Caro Francisco,

Não estamos falando da mesma coisa? No sexto parágrafo de seu texto você ratifica meus comentários, quanto afirma que o problema no Brasil é 'Educação de Qualidade".

Perdoe-me, mas não concordo com "falta de profissionais em determinadas áreas é cíclica na história da humanidade e difícil de prever". Primeiro, a carência de profissionais é generalizada; segundo, a previsibilidade é difícil quando falta a necessária maturidade na gestão das importantes questões que norteiam o futuro de uma nação. Como projetar crescimento sutentável, sem levar em conta a mão-de-obra a ser absorvida?
Quanto aos comentários: 'marketing puro', 'caça-níquel', 'salvação', abstenho-me de comentar.
Abraços
Waldir Hadad

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

TDC BUSINESS, chega a São Paulo com novas trilhas de Inteligência Artificial e Inovação

Maior conferência de profissionais de tecnologia do Brasil abordará temas em alta no momento como, por exemplo, Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados e Inovação O TDC BUSINESS, a 17° edição do The Developer's Conference na cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 de Setembro, reunirá profissionais e especialistas da área para troca de experiência, compartilhamento de conteúdos e networking. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será totalmente híbrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, e com transmissão simultânea e atividades de network pela internet. A expectativa é reunir mais de 14.000 pessoas, somando a participação presencial e online.   Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “nosso objetivo com o TDC é inspirar a colaboração entre os profissionais e empresas para construir uma nova realidade para o mercado de TI.  Vamos juntar tecnologia e negócios com as trilhas técnicas, oferecen