Pular para o conteúdo principal

Sistema interativo de TV Digital com Ginga-J

No início de 2009, os estudantes de Sistema de Informação do Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV), Caio César Pereira de Souza e Rodrigo Gonçalves Constantino me apresentaram uma proposta para que eu fosse co-orientador junto ao professor orientador Djalma Domingos da Silva, em seu Trabalho de conclusão de curso (TCC) com tema TV Digital.

A base que motivou o assunto, foi a palestra apresentada por Maurício Leal na I Conferência Java Noroeste sobre o tema TV Digital, realizada em 2006 em Votuporanga-SP.
Ficamos muito entusiasmados com a possibilidade de interatividade na TV Digital, e a grande quantidade de possibilidades de desenvolvimento de aplicativos nesta área.

Acompanhamos de perto as notícias na imprensa e todo o esforço e iniciativas realizadas pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), que organizou e produziu especificações ABNT, normatizando o sistema de TV Digital Terrestre.

O foco do TCC foi realizar o desenvolvimento de uma pequena aplicação interativa de votação, do qual o usuário escolhe qual seria o melhor time de futebol. Esta aplicação é baseada no Ginga-J, que faz parte da especificação do middleware Ginga.

Agradecemos muito pela oportunidade de participar das palestras do Dimas Oliveira (Oracle) e Thiago G. Vespa, que foram fundamentais para os estudantes e para mim, de forma que pudemos entender um pouco mais, como se poderia construir uma aplicação para TV Digital.

Maria Inez, que faz parte do Java Noroeste, escreveu um artigo bem interessante, no final de 2008, na WebMobile 22 - TV Digital, de como desenvolver uma aplicação utilizando a plataforma Java TV, onde também pude acompanhar de perto a produção do texto e testes do aplicativo.

Um fato relevante neste ano de 2010, foi a possibilidade das pessoas da comunidade Java brasileira que puderam participar na votação e aprovação da especificação ABNT Parte 4: Ginga-J - Ambiente para a execução de aplicações procedurais. Esta foi uma oportunidade para nós, de avançarmos neste TCC.

No final do mês de agosto, aconteceu a SET 2010 (Congresso de Tecnologia de Televisão), evento este que reune várias empresas, nacionais e estrangeiras, que promovem seus lançamentos. O Fórum SBTVD estava presente na SET 2010, onde pudemos acompanhar o sucesso do padrão brasileiro.

A oportunidade de estar em contato com essas pessoas e empresas que desenvolvem a tecnologia da TV Digital Terrestre no Brasil, foi muito gratificante e importante, tendo em vista a colaboração oferecida pelas empresas EITV e RCAsoft, para que pudéssemos realizar os testes integrados com a aplicação interativa num cenário muito sofisticado, e que contribuiu com uma importante etapa no trabalho acadêmico desses estudantes.

Nossa aplicação para TV Digital
O objetivo desta aplicação, é que o usuário de TV Digital equipado com o set-top-box e com o recurso de canal de interatividade, possa votar no melhor time em uma determinada partida esportiva.

O usuário visualiza uma pequena imagem, e acionando a tecla vermelha do controle remoto, ativa a tela seguinte com a visualização de um campo de futebol e os símbolos dos dois times, podendo utilizar também, outra alternativa com as setas do controle remoto entre um time e outro, e em seguida, acionar a tecla central do controle remoto para votar em um dos times.

O evento aciona o envio de mensagem para um servidor na Web através do canal interatividade computar o voto.

Aplicação Ginga-J sendo carregada
Aplicação carregada e pronta para inciar com a tecla vermelha do controle remoto
Aplicação carregada e com opção de selecionar equipe
Na aplicação pode ser alterada a seleção da equipe.

Agradecimentos
Somos muito gratos, aos integrantes das empresas EITV e RCAsoft, Rodrigo Cascão Araújo, Edson Tessarini Pedroso e o Fernando Lopes de Lima, que tornaram esta realização possível, e que nos auxiliaram muito em tudo o que foi necessário.

Aproveitamos a oportunidade para informar, que no dia 31 de agosto de 2010, os estudantes Caio e Rodrigo apresentaram o TCC e receberam muitos elogios, bem como várias opiniões sobre o caráter inovador que este trabalho apresentou. Este acontecimento resultou na aprovação de ambos no curso.

Contar em poucas linhas a história deste pequeno projeto de desenvolvimento, é recordar muitas coisas boas e também a participação de pessoas prestativas. Não poderia deixar de mencionar as pessoas que contribuíram para o avanço deste projeto, como Bruno Souza, Claudio Miranda, Igor Medeiros, Vinicius Senger, Yara Senger, Fábio Velloso, Rodrigo Ribeiro, Daniel de Oliveira, entre outros que fizeram parte desta história.

Agradecimentos, a minha esposa Marli e minhas filhas, Danúbia e Letícia, que abriram mão do tempo de convivência familiar comigo, para que este projeto fosse realizado com sucesso.

Comentários

Thiago G. Vespa disse…
Muito bom Carlos. Parabéns pelo teste bem sucedido da aplicação de vocês. Vocês merecem!

Thiago Galbiatti Vespa
http://www.thiagovespa.com.br
Yara Senger disse…
Parabéns Carlos! Muito legal! Parabéns pelo trabalho com a comunidade e com a Universidade.
Yara
Wilson Y. Akita disse…
Aos meus irmãos em Cristo, Carlos e Rodrigo, e também ao Caio e Djalma, minhas congratulações pelo sucesso.
Marcelo Custodio disse…
Carlos, meus parabéns, meu irmão! Boa sorte nesta nova empreitada!
http://www.marcelocustodio.net
Nerd Progre disse…
Can I have your permission to use the two above pictures in an article about Ginga-J?

Please let me know.

Thanks!

FC
jornadacfg disse…
Nerd Progre: Sure!
You can use anyway you like, just refer this link in your article.

Thanks!

Carlos FG
jornadacfg disse…
Hi Nerd Progre.
What is the subject of the article and where it will be published?

Carlos FG
André disse…
Moço posta os fontes ai pra gente, to muito curioso pra ver e to fazendo meu TCC tambem, é bem fora da linha esportiva, mas to precisando de alguns exemplo.
Olá Carlos!

Você sintetizou muito bem o trabalho do Caio e Rodrigo.

Parabéns pela iniciativa em divulgar neste importante site da comunidade Java.

Djalma D. Silva
Unknown disse…
Parabéns pelo excelente trabalho Carlos, sempre fortalecendo a comunidade Java no interior de SP e buscando a disseminação das novas tecnologias
Dimas Oliveira disse…
Voce nao tem nocao como estou satisfeito ;) parabens este TCC. Sempre digo que nao adianta esperar chegar a informacao na banca de jornal :) Fico aguardando mais noticias de voces, com certeza mais por vir.

Mais por vir...
Globalcode disse…
@André em qual universidade você estuda ? Qual o tema do seu TCC ?

Boa sorte!
Unknown disse…
Parabéns Carlos não podia deixar de comentar. Abraços meu amigo e sucesso pois você merece!!!
perolasdanet disse…
Parabéns Carlos pelo seu belo trabalho, boa sorte sempre. Vocês merecem

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o