Pular para o conteúdo principal

Empreendedorismo e Aplicações móveis - Uma trilogia de podcasts

Ola pessoal!

A um tempo atrás eu postei aqui um resumo sobre o primeiro podcast da série sobre empreendedorismo e aplicações móveis pois bem, passaram-se algumas semanas e mais outros dois podcasts foram públicados completando assim a trilogia sobre o tema. Então, vou fazer nesse post um resumão sobre cada episódio e colocar o link também para vocês poderem escutar! =)

Episódio 1: Participação da Nokia, com Daniel Rocha e Izabel Zanforlin

Esse primeiro episódio foi inclusive uma espécie de "piloto", afinal eu nunca havia feito um podcast e nunca havia editado uma música ou algum tipo de audio. Mas, vamos lá! Depois de comprar um plugin do Skype que me permitia gravar a conversa, fomos a gravação. Tudo correu muito bem, com uma boa (e talvez ótima) qualidade de áudio, em um formato bem informal.
O tema central da conversa foi a loja Ovi onde o desenvolvedor pode vender facilmente seus aplicativos, inclusive, algumas novidade a respeito de publicação das aplicações foram contadas no podcast! E lembrando, a Nokia é a fabricante com o maior market share (total e de smartphones) do mundo!!

Episódio 2: Participação da Motorola, com Guilherme Frenhani


No segundo episódio foi a vez da Motorola falar sobre a sua recém-lançada Shop4Apps, uma loja de aplicativos que está disponível no Brasil, Argentina, China e outros países da América Latina. E o diferencial dessa loja é que ela possui cadastro gratuito e já permite que os desenvolvedores brasileiros vendam suas aplicações, mas claro, somente para aparelhos Motorola. Além disso, ele também falou sobre o programa Motodev, que auxilia os desenvolvedores e também da ferramenta Motodev Studio, que traz facilitadores para o desenvolvimento de aplicações Android.

Episódio 3: Participação do Alexandre Gomes

Para encerrar essa trilogia, procurei mudar um pouco o formato e trazer uma pessoa que é empreendedora por natureza, Alexandre Gomes (@alegomes), e a tônica da conversa foi sobre o novo modelo de negócio que as empresas DEVEM ter. Também falamos de formas de financiamento, dicas de leitura, o jogo do negócio sustentável e muitos outros assuntos que motivam qualquer pessoa a iniciar o seu empreendimento!! ;-)

Próximos podcasts

Agora que essa série se encerrou, ainda estou pensando sobre o que vou falar nas próximas edições. Se você tem uma idéia, sugestão de entrevista ou dúvida, mande aqui ou no http://blog.netomarin.com que vamos ver se é possível atender!

Se quiser ver toda a série de posdcasts, basta acessar a categoria de podcasts ou se tiver iTunes você também pode assinar o Podcast e baixar sempre que um novo episódio for publicado (quinzenalmente) através do link http://feeds.feedburner.com/NetoMarinBlogPodcast.

Obrigado!!

Abraços
Neto Marin
--
Twitter: @netomarin
Blog: http://blog.netomarin.com
Eversource - Desenvolvimento e Consultoria: http://www.eversource.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o