Pular para o conteúdo principal

Globalcode na SESTINFO 2010 - Universidade Metodista

Nos dias 25, 26 e 27 de Maio aconteceu a SESTINFO 2010, a Semana de Estudos em Tecnologia da Informação organizado pela Universidade Metodista em SBC. O Ojbetivo do evento é aproximar os alunos, que participam de cursos de Tecnologia, com o que esta acontecendo no mercado.

Eu e Rafael Nunes estivemos por lá, representando a Globacode / YaW, em todos os dias apresentando palestras e minicursos. A nossa proposta foi demostrar algumas tecnologias com o qual estamos envolvido em pesquisa e consultoria na YaW, e motivar a galera a pesquisar e estudar um pouco mais sobre esses assuntos.

No início da palestra JavaFX e Blu-ray um overview, comentei sobre o objetivo do Java na sua concepção, a mais de 15 anos, e demonstrei alguns números e meu ponto de vista sobre o investimento em aprender Java. Partindo para JavaFX comentei um pouco sobre a Plataforma e a Linguagem, demonstrei 2 exemplos de aplicativo com efeitos visuais interessantes (inspirado em exemplos no ótimo site fxexperience), sites e blogs com exemplos, e encerrei o bate-papo apresentando a praticidade do NetBeans 6.9 (Beta) com o JavaFX Composer.



O smartphone antes e depois do iPhone. "Redes sociais, games, trabalho, diversão, ..." são vários os motivos e as necessidades que fazem com que as pessoas, dia após dia, fiquem mais conectadas tanto faz o lugar como a hora. Pensar nesse cenário com a chegada do Android, foi o foco da palestra: Android, um novo nicho de mercado. Além disso, apresentei um pouco da plataforma Android e como desenvolver aplicativos, terminei a implementação de um app para o sorteio de brindes na palestra.



Encerrei minha participação na SESTINFO 2010 com a palestra JSF2 ScrumToys. "Existem vários frameworks para desenvolvimento Java na Web, todos com prós e contras..." minha proposta foi apresentar em quais situações o JSF, versão 2.0, é uma ótima alternativa. Além disso contei para os alunos sobre a iniciativa open source do projeto ScrumToys, criado e manido pela comunidade #Globalcoders, para demonstração do JSF no Netbeans e Glassfish. Demonstrie como baixar o Netbeans 6.8, criar o projeto ScrumToys, com 10 funcionalidades do JSF dentro do projeto.



O Rafael apresentou dois minicursos, no primeiro falou sobre empreendedorismo com Java e Google AppEngine. A proposta foi apresentar as possibilidades que temos com o crescimento do AppEngine e também do Google Market place, principalmente pela possibilidade de usar  a plataforma Java para desenvolvimento. Pois ao mesmo tempo que
podem se preparar par o mercado aprendendo Java e ter um sem número de campos de trabalho, ainda podem utilizar o mesmo conhecimento para criar suas próprias aplicações hospedando-as no AppEngine.  Os alunos se empolgaram bastante com a idéia e já planejavam quais tipos de aplicações iriam criar.

O segundo minicurso foi sobre desenvolvimento web com Python e Django. Com o enorme crescimento de aplicações SaaS(Software as a Service) e precisando cada vez mais simplicidade, ou em alguns casos podendo-se abrir mão de infra-estruturas mais robustas, foi apresentado aos alunos uma forma de desenvolvimento rápida, simples e ao mesmo tempo poderosa com a linguagem Python(e toda sua flexibilidade) em conjunto com o framework de desenvolvimento web Django. E levavam com o pacote, a possibilidade de rodar esta mesma estrutura utilizando o Google AppEngine.



Nosso feedback foi muito positivo, vários alunos demonstraram interesse pelos assuntos abordados, realmente muito interessante!
Apoiamos esse tipo de iniciativa, se sua Faculdade/Universidade tem algum movimento parecido com esse entre em contato será um prazer participar.


[]'s
Eder Magalhães
www.yaw.com.br
twitter.com/youandwe
twitter.com/edermag

Comentários

Assessoria Acadêmica
Precisa de ajuda na MONOGRAFIA, nos Trabalhos Acadêmicos?
FALE CONOSCO DIRETO NO SITE
www.portalmonografias.com.br
OU
MSN: portalmonografias@hotmail.com
E-MAIL: contato@portalmonografias.com.br
(11) 3013-7766
(11) 7173-2444
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o