Pular para o conteúdo principal

Academia do Programador no Ensino Médio

Logo após o lançamento da Academia do Programador, esta carreira foi apresentada para a Flávia Teresa de Lima, que é a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio da Escola Fernão Gaivota, que após verificar o pré-requisito, o conteúdo e os objetivos, ressaltou:

“Trabalhar este conteúdo ajudaria o desenvolvimento do pensamento lógico, visto que o exercício realizado na resolução de um problema computacional consiste na análise dos objetivos determinados, das ferramentas disponíveis, bem como a definição dos passos necessários para alcançar estes objetivos possibilita a reversibilidade do pensamento e o pensamento antecipatório. Habilidades que são fundamentais para a construção do conhecimento.”

Então a ideia de incluir a Academia do Programador como conteúdo integrante do Ensino Médio foi amadurecendo e foi definido que em 2010 os alunos do 2º ano do Ensino Médio teriam 2 aulas semanais dedicadas a Academia do Programador, totalizando as 80h desta carreira.

A experiência que tive na primeira aula foi interessante, pois quando apresentei o Program-ME os alunos fizeram diversas perguntas interessantes:

“Dá para acender a lâmpada do meu quarto, ao invés de acender esta lampadinha (se referindo ao LED)?”

“Funciona sem estar conectado ao computador?”


“Tem um computador em miniatura aí dentro?”


Acredito que será muito gratificante trabalhar este conteúdo com alunos que estão na faixa dos 16 anos, apresentando este mundo tecnológico ‘por dentro’ e, quem sabe, despertando o desenvolvedor ou inventor que existe dentro deles.


Fiz um post no Globalcoders (Fechando o 2º ano do Ensino Médio com chave de ouro: Programação, Arduino, Automação e Cloud Computing) ao final do ano para compartilhar um projeto realizado com a turma.

Comentários

Unknown disse…
Muito legal sua experiência Marcelo. Na YaW tbém estamos apostando nessa iniciativa, aproximar esse treinamento da "garotada" do Ensino médio, algo como um curso técnico.
rbellia disse…
Muito importate isso...

Faz um tempo estava conversando com um colega de trabalho que estava estudando realidade aumentada na faculdade de Design, e ele estava me mostrando umas experiências com o Arduino.
Depois que fui no Open TDC 2009 e tomei mais conhecimento sobre o Arduino, voltei a discutir o assunto com ele e mostrei um vídeos, onde uma turma de alunos (~ 16, 17 anos, acho que era na Itália) fazia uma bicileta andar sozinha com o Arduino.
Esse meu colega falou: "Sabe o que eu estava aprendendo na escola quando tinha 16 anos ? Excell ! Enquanto os caras tão fazendo uma bicicleta andar sozinha..."

Hoje o ritmo de inovações é tão forte que as empresas de tecnologia já não conseguem fazer previsão para mais do que 05 anos. Surgem ocupações no mercado de trabalho e as instituições de ensino/profissionalizantes não conseguem acompanhar.

O único caminho é ensinar essa garotada a pensar !

Parabéns pela iniciativa da Globalcode e da escola Fernão Gaivota...
Unknown disse…
O que falar... Um verdadeiro sonho!!!! Fragozo, Marcelo e equipe da escola Fernão Gaivota são pessoas incrivelmente sonhadoras na mesma proporção que são realizadores. Parabéns!

Estou muito feliz com este resultado e poder de alguma forma colaborar com o ensino médio é algo difícil de descrever.

Aproveito para agradecer a toda equipe que se empenhou e continua se empenhando no desenvolvimento da Academia do Programador: Paulo Santos, Elaine, Kleber, Dr. Spock, André, Yara e Mel.

Espero em breve visitar a turma e já estamos combinando uma data para isso.

-Vinicius Senger
CALERA disse…
Grande iniciativa!

Mais do que nunca se faz necessário despertar o "desejo" de saber e de aprender dessa garotada.

É muito gratificante.

Sou aluno do Marcelo na Fernão Gaivota e portanto sou suspeito por postar este comentário, mas não pude deixar passar a oportunidade de deixar o meu apoio.

Parabéns Marcelo!
Parabéns Flávia!
Sucesso Fernão Gaivota!

Grande abraço!
Emerson disse…
Eu realmente tenho uma frustração enorme de na minha época(1989-1991) não ter tido a oportunidade de contar com uma academia dessa no ensino médio. Talvez eu tivesse seguido carreira na área. Fiz o superior em Proc. de Dados na faculdade da mini-saia mais famosa do Brasil(Geisy Arruda) que não me serviu pra nada. Uma academia dessa no colegial teria feito a diferença pra mim. Agora, infelizmente, se eu quiser, tenho que pagar($$$), paciência né galera? Parabéns a Globalcode por influenciar o ensino em TI , tão positivamente no país.
Fiz um post no Globalcoders (Fechando o 2º ano do Ensino Médio com chave de ouro: Programação, Arduino, Automação e Cloud Computing: http://blog.globalcode.com.br/2010/03/academia-do-programador-no-ensino-medio.html) ao final do ano para compartilhar um projeto realizado com a turma.

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

TDC BUSINESS, chega a São Paulo com novas trilhas de Inteligência Artificial e Inovação

Maior conferência de profissionais de tecnologia do Brasil abordará temas em alta no momento como, por exemplo, Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados e Inovação O TDC BUSINESS, a 17° edição do The Developer's Conference na cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 de Setembro, reunirá profissionais e especialistas da área para troca de experiência, compartilhamento de conteúdos e networking. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será totalmente híbrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, e com transmissão simultânea e atividades de network pela internet. A expectativa é reunir mais de 14.000 pessoas, somando a participação presencial e online.   Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “nosso objetivo com o TDC é inspirar a colaboração entre os profissionais e empresas para construir uma nova realidade para o mercado de TI.  Vamos juntar tecnologia e negócios com as trilhas técnicas, oferecen

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger