Pular para o conteúdo principal

Twitter : Porque, Como, Quem ?

O Twitter é sem dúvida nenhuma um fenômeno da internet, mas também uma daquelas coisas "simples" que qualquer um de nós poderia ter pensado, alguns poderiam ter "programado" e outros poucos teriam finalizado, colocado em produção, etc... Como disse o Jonathan Schwartz sun no último JavaOne, é preciso ter coragem de colocar as idéias em prática, investir e arriscar até o fim.

IDG Now! Twitter quebra barreira dos entusiastas e atinge uso em massa em 2009

É interessante notar que seguindo pessoas interessantes recebemos "pequenos pacotes de 140 caracteres de informação útil" como lançamentos de tecnologias, notícias sobre eventos, matérias interessantes de revistas, curiosidades, e uma pitada da vida pessoal de algumas pessoas.

Da perspectiva de quem twita acho que pode ser complexo resumir a informação em 140 caracteres, tirar os adjetivos e condensar a informação, mas é um exercício interessante para as pessoas muito "verbosas" (risos).

O Twitter ganha outra vida se usarmos uma interface com o usuário melhor do que a interface web... Usando um cliente Twitter para desktop ao invés de termos que checar o que está acontecendo na página Web toda hora, a informação é automaticamente atualizada e você pode configurar para aparecem discretamente no canto superior da tela assim que forem postadas.

Minha recomendação é usar o Tweet Deck e adicionar as seguintes colunas que exibem informações úteis:
  • All friends: nesta coluna aparecem todas as mensagens twitadas pelas pessoas que você está seguindo
  • Direct Messages: Mensagens diretas que não estão aparecem para todos visualizarem.  Você pode enviar mensagens para pessoas que você está seguindo, e somente pessoas que estão seguindo você podem enviar mensagens diretas para você.
  • Mentions: Mensagens que contém @seunome, indicando que era uma mensagem para você ou sobre você.
  • Search: Procure termos que te interessam e fique antenado sobre o que estão falando sobre aquele assunto, como por exemplo #javafx
Outro forma interessante de ver as mensagens é adicionando a coluna Nearby, que mostra tudo o que está sendo twittado perto de você usando a sua localização. (esta funcionalidade eu testei no celular, que tem GPS, não sei se está disponível para todos), mas testando na praia percebi quanto besteira está sendo falada. Interessante, curioso. Talvez seja útil para trânsito, tragédias... Não descobri a utilidade além da curiosidade.

Resumo: quem recebe qual mensagem?
Quem recebe / lê as mensagens que você "Twita" ?
- Pessoas que estão te seguindo
- Pessoas que buscam trends / tópicos que você usou, por exemplo se você adicionou a coluna Search com "javafx" você vai ver as mensagens de pessoas que postaram conteúdo com este tópico. (Com exceção de contas de twitter fechadas).

Que mensagens você recebe ?
- Todas aquelas postadas por pessoas que você está seguindo
- Todas aquelas que mencionarem seu @seunome
- Mensagens enviadas diretamente para você (particulares)
- Mensagens que utilizam os marcadores que você configurou na coluna de busca

Globalcode no Twitter

Open4Education: Notícias sobre eventos, minicursos gratuitos, e informações interessantes
Globalcode: Notícias sobre a Globalcode, promoções, e muita tecnologia
OpenTDC: Notícias sobre o Open The Developers Conference
Instrutores:Lista com todos os instrutores da Globalcode
Parceiros: V.Office, YAW

Uma seleção de artigos e links sobre Twitter:
http://www.webanalyticsworld.net/2009/02/ultimate-guide-to-twitter-marketing.html

Não sou expert sobre Twitter, mas resolvi compartilhar minha visão. Acho que vale a pena testar o Twitter por um tempo, seguir algumas pessoas interessantes e porque não "repassar as mensagens mais interessantes"?

[]s
Yara

Comentários

Unknown disse…
Só uma pequena correção, o twitter da YaW é: twitter.com/youandwe
Yara Senger disse…
Rafael Nunes,

Desculpe-me, corrigido.

[]s
Yara

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o