Pular para o conteúdo principal

Sun, Oracle, JavaOne e mais algumas páginas desta longa história...

Desde abril de 2009 estamos acompanhando todo o processo de aquisição da Sun pela Oracle, que aconteceu muito perto da crise, e no ambiente de negativismo da crise. Parte da comunidade, principalmente os mais velhos tinham um relacionamento de admiração à Sun e e aos engenheiros da Sun. E tantas carreiras e mesmo famílias sendo sustentadas pelo capital gerado ao redor da tecnologia Java. É natural sentir um pouco de medo do impacto deste negócio milionário:

O que a Oracle vai fazer com o Java? Vai continuar OpenSource ? Vão mudar a política de distribuição da JVM ? E o JCP está seguro ? Haverá impacto negativo para o Java ? E para as outras ferramentas e tecnologias da Sun ? Com esta enorme mudança de poder dentro da comunidade Java como as outras empresas irão reagir ?

Foi realizado hoje um WebCast gratuito "Sun Oracle Strategy", com quatro horas de duração, bastante marketing, muitos adjetivos, resolvi resumir os fatos mais importantes para a nossa comunidade nos com uma seleção de tweets das pessoas que estavam ouvindo a conferência como eu, por isto, fiz uma seleção de tweets em ordem cronológica que fazer a cobertura do Web Cast de hoje.

Antes do inicio do WebCast:
@jasondlee: Shaved. Showered. Wearing my Sun shirt. I'm ready for whatever today brings. Please make it good news!
Primiras notícias:
@edburns:  Keep the Sun brands: Java, Solaris, Sparc.
Apresentação de Charles Philps, presidente da Oracle:
@fribeiro1: People like Philips bother me very freaking much they can talk for hours and say nothing.
@edburns:  here comes the open standards. Listen for JCP?
@arungupta: Charles Phillips: "Committed to investing in the Java community, we have a vested interest to see Java is successful"
@fribeiro1: Now it is when they bring customers who say there are terribly excited just so to get renewal discounts. 
@edburns: exposure to the defense industry. The first customer on stage is from atomic weapons
@edburns: Nice to see a slide that says: "We're Hiring".
@fribeiro1: Of course they are hiring, they must have lost a lot of engineers along the way. @edburns:  Charles Phillips gives a not-so-subtle shout out to the Obama jobs program.
@fribeiro1: Vai ter JavaOne no Brasil
@yarasenger And OracleWorld is in setember... RT @mr__m: Now it makes sense: JavaSE7 deadline'd been moved to Sep2010; JavaOne has been moved to Sep2010
@binkyscave @yarasenger JavaOne will happen the same time as Oracle One but will be in three hotels and not in the Moscone Center
@edburns: I'm very glad they are keeping the JavaOne brand. It would have been silly to scuttle that brand.
...tempo depois:
@fribeiro1: Loosing my faith that they will answer any of the questions developers have.
@renatobellia @joshbloch: Been listening to Oracle/Sun strategy webcast for the past two hours. I still haven't a clue as to the future of Java.

Mais notícias: 

@fribeiro1: Good thing they will merge HotSpot and JRockit.
@fribeiro1: GlassFish remains Java EE RI and for tactical applications, Weblogic remains strategic Enterprise Application Server
@fribeiro1: Glassfish survived, but only as the RI, Oracle will continue to push WebLogic.
@edermagalhaes:  "javafx to rich internet application"
@jasondlee OpenOffice gets continued support and development. Excellent news!
@rafanunes  Unifying JSE and JME! WOW!!
@arungupta: NetBeans continues as light-weight IDE for Java developers, focus on Java EE 6, ME, and Scripting #oraclesun
@fribeiro1: NetBeans survived as a "lightweight" IDE, whatever it means to Oracle.
@fribeiro1: Oh, I got it, "strategic" means "actual portfolio".
@fribeiro1: All open source SOA from Sun needs to be forked now.
Piadinha:
@rafanunes: Uma coisa é certa, agora vai todo mundo trabalhar sério, de terno e gravata.....hehehe
@binkyscave: @yarasenger I am refusing to wear a suit. Have at least six in my closet. They come out for funerals and weddings. Ok, maybe it's the former
@fribeiro1: MySQL and OpenOffice survived, god knows how.
Mais notícias:

@jasondlee Nice! The SunRay also gets some loving. Those little machines are FANTASTIC!
@fribeiro1:Oracle just increased my confidence that open source is the best model for our industry.
@jasondlee: VirtualBox will be part of the Oracle VM family.
Larry's presentation in the end:
@fribeiro1: Nothing really to say about Larry's words.
Ainda tem muita gente twittando, então, quem quiser saber mais busque #sunoracle.

Nem tudo foi definido neste WebCast de hoje, por isto separei outros vários links e fatos interessantes que foram publicados recentemente: 

  • Notícia da aprovação da União Europeia: 
    • A união europeia ainda não havia aprovado a aquisição por causa do possível monopólio em relação a banco de dados da Oracle na aquisição da Sun, que era dona do MySQL. 
    • Se a compra fosse vetada haveria pelo menos duas possibilidades: Vender o MySQL para outra empresa, ou cancelar a aquisição da Sun, o que poderia ser um problema enorme segundo a especulação da comunidade.
    • Página atualizada com principais links e documentos e a notícia da aprovação pela União Europeia: http://www.oracle.com/us/sun/index.htm
  • Blog do James Gosling: 
    • O James Gosling sempre gostou de ilustrações com o Duke, e com a finalização do projeto de aquisição não poderia ser diferente, ele se expressou com uma imagem, que sugere a morte da Sun. O que não deixa de ser uma realidade. Mas, vale reforçar, não é a morte do Java.
    • http://blogs.sun.com/jag/date/20100121
  • JavaOne 2010 :
    • Esta publicação foi surpreendente, quando fui no SunTechDays ouvi uma pessoa falar que haveria JavaOne, e logo depois outras pessoas negaram, e o principal argumento era, não foi aberto o processo de submissão, portanto não haverá JavaOne. Felizmente, parece que haverá JavaOne, em junho no Moscone Center. 
    • Como mostra o agendamento do Moscone Center em São Francisco : http://www.moscone.com/site/do/event/view?nav.type=0&nav.filter=1005&nav.base=0911&id=440
  • Carta que dizem ter sido enviada por Jonathan Swartz para todos os funcionários:
    • Muitas pessoas têm criticado muito o Jonathan Swarts e questionado a sua competência dentro da Sun, eu particularmente não me sinto capaz de julgá-lo, mas acredito que ele fez pelo menos uma coisa importante: transformou o Java em OpenSource.
    • Eu gostei muito do discurso que ele fez no JavaOne sobre a coragem de um líder, a coragem de realizar um novo projeto, investir em uma ideia que pode dar certo... ou pode dar errado. 
    • Confesso que também gostei da carta, que dizem ter sido enviada por ele para os funcionários: http://digitaldaily.allthingsd.com/20100121/sun-ceo-go-oracle-internal-memo/
  • Últimas palavras do Scott McNealy no seu blog
    Conforme já publiquei no post "Muitas vagas, otimismo e sensação de reaquecimento da economia", eu estou otimista com  a plataforma Java e Java EE 6 que chega madura e finalizada marcando uma história de sucesso da Sun, e valorizando ainda mais a história da Oracle.
    Muitas destas notícias chegaram até mim pelo Twitter (Twitter: porque? como? quem?) :
    Fernando Ribeiro, Arun Gupta, Jason Lee e Ed Burns.


    Seguindo a mesma linha dos "disclamers" no inicio do WebCast: Tudo o que está escrito aqui é apenas uma coleção de dados da internet, e não me responsabilizo pela informação, tem alguma coisa errada ? Me fala que eu corrigo. Foi apenas uma forma de tentar persistir esta informação que está jorrando no twitter, que por sua vez é "volátil".

    Desejo sucesso e comprometimento aos que ficam na Oracle, bem como para aqueles que não querem ficar.
    []s
    Yara
    http://twitter.com/yarasenger
    http://twitter.com/globalcode
    http://twitter.com/globalcode/globalcode-team

    Comentários

    Anônimo disse…
    No túmulo deveria estar escrito:

    The network IS...the database!
    Anônimo disse…
    poderia estar traduzido. meu ingles é muito fraquinho..
    Wagner Santos disse…
    Ótima cobertura Yara, Parabéns!

    Particularmente, estou mais preocupado com o que pode acontecer com o GlassFish, pelos testes que fiz, a versão V3 está sensacional!! Talvez o ritmo de atualizações do V3 acabe diminuindo com a compra da Sun, ainda mais agora que estou para colocar um grande projeto (Mobile Payment) em produção, totalmente desenvolvido com Java EE 6 (talvez um dos primeiros cases do Brasil =) ) , e isso me deixa um pouco preocupado!!
    Abraço,
    Rael disse…
    Yara, e pensar que aprendi Java com vc e o Vinícius numa das primeiras turmas da Globalcode aqui em Sanca (lá no Parqtec, acho que em 2000).

    E pensar que quando estudávamos na USP, Java estava na crista da onda, representava o que hoje é o Ruby (ou seja, estava na moda programar em Java, era cool).

    Não sei se é bom ou não a Oracle ter comprado a Sun (ao menos melhor que a IBM foi, sem dúvida). Mas fico triste... a Sun sempre foi admirada pela turma mais "velha", por ser uma empresa de geeks, a responsável por liberar o RPC/NIS/NFS, a empresa do Solaris (nossos velhos servidores de emails da USP)...

    E eu gostei de várias atitude do Schwartz, inclusive na época elogiavam muito ele (e as ações da Sun subiram). Mas aí veio a crise and... :(

    Postagens mais visitadas deste blog

    Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

    O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

    Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

    Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

    JSON fácil em Java com GSon !

    Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o