Pular para o conteúdo principal

CasualClass, presente, passado e futuro

O Casual Class é um evento muito especial para nós Globalcoders, ele foi criado em 2002-2003, quando a Globalcode ficava na Chácara Santo Antônio e tinha 30m2. :)



Realizamos 5 edicões naquela época, todas muito marcantes, com direito a apresentação da banda de alunos e professores da Globalcode, simplesmente inesquecível:
José Carlos "Billy" Castro Costa (aluno), Cris Presley (funcionário), Robson(aluno) e Kleber Xavier (instrutor).
Agradeço muito aos amigos músicos pelo brilho que vocês deram para nossa história.

Com o crescimento da Globalcode, e com o consequente aumento das nossas responsabilidades (+ 2 filhos) não tivemos mais tempo para organizar o conteúdo e preparar o Casual Class e todo esforço foi canalizado para a Open4Education e para os minicursos gratuitos.


Está sendo uma delícia reviver o Casual Class, agora com um time de mais de 25 instrutores, que participam e colaboram efetivamente com o Casual Class, minicursos, material didático, eventos e tantas outras atividades técnicas da Globalcode.

Paralelamente o JustJava 2009 trouxe uma reflexão interessante ao  encontrar os nossos amigos, alunos e ex-alunos e reconhecer quantos deles viraram sêniors, arquitetos, e estão fazendo coisas interessantes, e ver uma nova geração, ou melhor a segunda geração de programadores que passaram pela Globalcode.
Fico imaginando quantas gerações o Bruno Souza já observou. Interessantíssimo. (Risos: Talvez seja os primeiros sinais da idade).

O Casual Class tem sido um momento de encontro, discussão com os instrutores, alunos e amigos... e claro, regado a pizza, vinho e cerveja com muito papo nerd.

O próximo encontro será na sexta-feira 02/10 com o tema Cloud Computing, o instrutor Júlio Viegas, que é o principal colaborador e apelidou esta edição de C4 = Casual Class Cloud Computing vai fazer uma introdução e falar sobre Terracota.

Teremos a participação mais que especial do Francisco Gioielli,  Engenheiro Responsável pelo Google Enterprise no Brasil, falando sobre Google App Engine, Wagner Santos falando sobre Amazon E2, Benedicto Franco Junior, nosso grande amigo que trabalha na Yahoo! nos Estados Unidos, participando remotamente e falando sobre Hadoop.



Nem terminamos os preparativos para a edição Cloud Computing na próxima sexta-feira e já estamos pensando no próximo:

Qual tema você sugere para o último Casual Class de 2009 ?

Participe, comente, divulgue.

Inscreva-se
Yara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o