Pular para o conteúdo principal

Inspire a mudança com a liderança ágil



A liderança ágil é essencial para que uma organização realize mudanças de negócios significativas.

Ser líder é uma tarefa desafiadora, especialmente em um cenário de constantes transformações, principalmente na forma de lidar com a relação empresa e pessoal.

Pesquisas sobre liderança na era digital revelam que algumas soft skills têm sido substituídas por outras, o profundo conhecimento na área de negócio, ser referência nas tecnologias utilizadas, ter foco total no prazo e nas entregas e conhecer um arsenal de técnicas e ferramentas, têm dado espaço a habilidades, como:

  • empatia;

  • adaptabilidade;

  • visão e propósito;

  • engajamento constante;

  • senso de equipe.

 

A colaboração entre pessoas de todos os níveis hierárquicos são vitais, afinal, as equipes estão trabalhando para o mesmo objetivo: o encantamento e atendimento das necessidades do cliente que proporcionarão um crescimento sustentável da organização.

Com propósito claro, estratégia e prioridades definidas, os times desfrutam de uma maior liberdade para atuar de forma autônoma e ágil, trabalhando de modo a proporcionar a melhor experiência ao cliente.

Neste artigo, falaremos sobre a liderança ágil e suas competências. Aproveite a leitura!

O que é liderança ágil?

A liderança ágil é um estilo de gestão caracterizado pela capacidade de:

  • ter e dar abertura à inovação;

  • envolver os colaboradores;

  • encontrar maneiras de inspirar;

  • manter as equipes no caminho certo.

Ao valorizar mais as pessoas do que os processos, focando nas necessidades dos clientes tanto internos quanto externos e observando a mudança, como oportunidade de agregar mais valor, organizações e líderes podem sobreviver e evoluírem tempos de crise e mudança.

Com isso, os líderes se tornam mais humanos, democráticos e inclusivos. Eles dão às suas equipes a confiança para realizarem seus trabalhos e incentivam a autonomia.

Quais são as competências para ser um líder ágil?

A liderança ágil é a capacidade de manter uma empresa funcionando corretamente, navegando com sucesso em processos, pessoas e inovação eficientes e confiáveis. Assim, foco excessivo em uma área pode prejudicar o desempenho em outra.

Por exemplo, a obsessão por eficiência pode levar uma empresa a reduzir qualquer atividade que não contribua diretamente nas operações, incluindo o desenvolvimento das lideranças, pesquisas e soluções, precisamos olhar para a empresa como um organismo vivo, através da complexidade dos sistemas que a compõe, onde um pode influenciar o outro.

Confira, a seguir, algumas das principais competências para uma liderança ágil.

Comunicação regular

A liderança ágil incentiva a colaboração multifuncional e eficaz, removendo silos e acelerando o fluxo de entrega.

Por isso, os líderes precisam estimular a comunicação constante e transparente entre as equipes, reforçar o propósito compartilhado e sentimento de dono pelos resultados da empresa.

Intraempreendedorismo

O termo intraempreendedorismo se refere ao sistema que permite que um colaborador aja como empreendedor na empresa ou em outra organização.

Os intraempreendedores são pessoas automotivadas, proativas e orientadas à ação. Por esse motivo, são profissionais que tomam a iniciativa de buscar um produto ou serviço inovador.

Além disso, essas pessoas podem desenvolver e usar a criatividade para aprimorar os produtos e serviços do negócio, tudo sem nenhum risco associado de ser empreendedor.

Usar essas habilidades como parte de uma equipe permite que o intraempreendedor teste hipóteses e determine quais métodos são mais eficazes para resolver problemas.

Foco em resultados

Como falado anteriormente, o foco deixa de ser apenas na entrega e volta-se aos resultados ligados diretamente à estratégia organizacional. A liderança ágil ajuda a estabelecer objetivos, equilibrando metas de longo prazo com necessidades e solicitações de curto prazo, nunca perdendo de vista o que é importante.

Essa é uma competência que requer planejamento excepcional, gerenciamento de tempo e paciência. Mesmo os líderes experientes lutam para acertar e direcionar o foco em resultados.

Inclusão

A liderança ágil é mais justa e democrática, ajudando a criar sentimento de inclusão em todos os colaboradores. Com isso, o ambiente se torna inclusivo e receptivo à inovação.

A consequência é o sentimento de comunidade, em que ocorre a inspiração e incentivo à mudança na organização.

Em um local de trabalho que proporcione a segurança psicológica necessária para dar abertura a todos, que seja transparente e confiável, os colaboradores se sentem mais seguros e se tornam mais empáticos.

Comprovadamente, times diversos e com segurança para experimentação constroem as melhores soluções para seus clientes.

Desenvolvimento de equipes

Alguns colaboradores lutam com a ideia de mudança contínua, enquanto outros a veem como uma oportunidade de aprender novas habilidades. Porém, trabalhar com um time forte é essencial em qualquer local de trabalho ou organização bem-sucedida.

A liderança ágil e as equipes de alto desempenho funcionam em conjunto, pois, a fraqueza de um atinge a todos. Em contrapartida, a liderança forte reforça, fortalece e inspira as equipes.

Para atingir as competências da liderança ágil é preciso estar em busca não só do progresso da equipe, mas também do desenvolvimento próprio.

Desenvolva sua liderança ágil em uma plataforma de inovação aberta. Inscreva-se no TDC 2022 e aprimore seus conhecimentos!

Agradecemos a colaboração da Guayçara Gonçalves na revisão deste artigo. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PrimeFaces com JSF2 no ScrumToys

O JSF traz um grupo de componentes visuais prontos, a partir da versão 2.0 com suporte a Ajax nativo! Melhor que isso é a possibilidade de customizar ou utilizar uma suíte de componentes prontos para "turbinar" o projeto com o minimo de esforço. PrimeFaces é uma suite de componentes JSF customizados, a maioria com suporte a ajax, conta com um Kit para desenvolvimento mobile, é open source, a documentação é razoável, facíl de instalar e usar. Nesse exemplo utilizo o PrimeFaces 2.0.0, versão com suporte a JSF 2, no ScrumToys. Conheçe o ScrumToys ? ScrumToys é um Projeto Exemplo para JavaServer Faces 2.0 dentro do NetBeans 6.8, criado e mantido pelo time da Globalcode. É interessante que você tenha o NetBeans 6.8 para fazer esse exemplo, senão tiver baixe aqui . Baixe também, aqui , o PrimeFaces e o configure no NetBeans como biblioteca para o ScrumToys. Inicialmente o PrimeFaces requer a runtime JSF, mas isso pode variar dependendo de quais componentes você utilize, mai

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

Seja um Palestrante do TDC Connections 2022

A Equipe TDC está muito feliz e orgulhosa em começar mais uma jornada de eventos em 2022 e criar muitas oportunidades! Agora, chegou o momento para você que sempre quis ser palestrante mas não teve oportunidade, e também de quem já é palestrante experiente, e está ansioso para compartilhar aquela nova prática ou caso de sucesso fresquinho, submeter sua palestra para o TDC Connections e co-criar conosco o maior evento de desenvolvedores do Brasil.  Link de inscrição: https://cfp-conn.thedevconf.com.br/?_ga=2.103579840.1386204218.1643036190-1988609034.1631800014 Confira aqui o calendário do TDC 2022. Nesta edição teremos muitas novidades e você poderá palestrar de forma Online ou Presencial! Entenda como vai funcionar o TDC CONNECTIONS: Nesta edição, além de todo o conteúdo dividido em Trilhas transmitidas ao vivo (13 trilhas simultâneas) também teremos dois eventos híbridos em Recife e Belo Horizonte, que terão uma trilha por dia, ao vivo, para um público limitado, seguindo protocolo

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o

Top 4 desafios do gestor de TI e como superá-los

  O setor de TI se apresenta como uma área essencial ao desenvolvimento e expansão da empresa, em especial, aquelas que têm a criação de soluções tecnológicas como core business. O mercado dinâmico da atualidade, com mudanças constantes e concorrência elevada, exige aperfeiçoamento do gestor de TI para se destacar em suas atividades. Pensando em te ajudar nesse processo, separamos 4 desafios do gestor de TI e como superá-los. Acompanhe! Transformação digital na atualidade A transformação digital é constante e define os caminhos futuros da nossa sociedade. Por isso, o setor de TI vem se tornando mais estratégico em empresas de todos os segmentos. O home office é um bom exemplo de como a revolução digital está se processando. Vamos falar sobre ele e outros pontos nos tópicos a seguir. Confira! Desafios do gestor de TI Para se manter atualizado sobre o tema e permanecer competitivo no mercado, é  necessário acompanhar as tendências de TI . Confira, abaixo, alguns dos principais desafios d

TDC Digital: o que você precisa saber para transformar sua carreira em 2022

O TDC Digital é o maior evento de TI do mercado e proporciona crescimento profissional a partir de palestras com especialistas e oportunidades de networking com o mundo todo, direto da sua casa. Através da escolha individual de cada participante é possível obter experiências imersivas e transformadoras conforme o tema-chave de cada trilha.  O evento também é o lugar ideal para ajudar no desenvolvimento de carreiras, permitindo que qualquer pessoa com vontade — e um tema interessante — seja palestrante e compartilhe suas experiências e conhecimentos. Para aqueles que querem  participar como ouvinte a plataforma do TDC favorece conferências dinâmicas, e o encontro de diversas comunidades e ecossistemas de TI. E, após a escolha de uma trilha, fica mais fácil acompanhar especialistas para aprender e se inspirar. Em 2021, o The Developer’s Conference (TDC) foi 100% digital e, em três dias de evento, contou com mais de 300 horas de conteúdos , incluindo: Agile; Testes; Design; Web e Mobile;