Pular para o conteúdo principal

Devoxx4Kids São Paulo - Brasil - 2015

Será nos dias 7 e 8 de março, a segunda edição brasileira do Devoxx4Kids!

Um final de semana cheio de diversão e aprendizado.

O Devoxx4Kids é um evento de tecnologia destinado ao público jovem, que busca ensinar programação e um pouco de eletrônica para as novas gerações, de uma maneira mais descontraída e cheia de diversãox.

Esta edição traz novidades:
  • 02 dias de eventos.
  • 12 workshops, com 3 horas de duração cada um.
  • 06 tecnologias diferentes: Scratch, Minecraft Modding, KODU, Greenfoot, Robótica com Arduino e Google Coder.
  • Níveis iniciantes e intermediário para atender crianças a partir de 7 anos e jovens a partir de 12 anos de idade.
Conheça aqui um pouquinho das tecnologias que as crianças e jovens poderão praticar:

GOOGLE CODER
Coder é um projeto de código livre, aberto que transforma um Raspberry Pi em uma plataforma simples para ensinar conceitos básicos de construção para a web. Novos programadores podem criar pequenos projetos em HTML, CSS, Javascript e, e ainda acessar os painéis de internet das coisas.


SCRATCH 
Programar histórias próprias e interativas, jogos e animações de forma simples e compartilhá-las online. O Scratch é uma iniciativa gratuita, que tem como finalidade ensinar programação e fundamentos de matemática para crianças. Scratch: Programar histórias próprias e interativas, jogos e animações de forma simples e compartilhá-las online. O Scratch é uma iniciativa gratuita, que tem como finalidade ensinar programação e fundamentos de matemática para crianças.


GREENFOOT
Um software livre e gratuito que ensina crianças a programar para celulares, através de joguinhos, e combina um framework para desenvolvimento em Java, com um ambiente de desenvolvimento integrado








KODU
Programe seu jogo usando o Laboratório de Games Kodu. Em poucas horas você irá criar um jogo 3D que será capaz de rodar tanto no seu computador quanto no Xbox. De um modo divertido e lúdico, você irá programar o cérebro dos personagens fazendo com que eles analisem situações e tomem decisões.
AppStudio é uma ferramenta online onde é possível criar o seu aplicativo para celular e tablet em apenas 4 passos. Se quiser ir mais avançado você poderá baixar o código fonte e continuar a programação no Visual Studio.






ROBÓTICA COM ARDUINO
Os primeiros passos na introdução sobre Arduino e Automação Residencial com hardware e software livres! 
Mais ou menos como se você estivesse posicionando brinquedos sobre uma grande mesa, mas definindo regras de interação para cada um deles.






MINECRAFT MODDING

Ensina o participante a possibilidade do "mod" (de modificar) o seu jogo favorito, em Java, através do ambiente Eclipse. O participante poderá modificar os comandos originais do Minecraft, fazendo o jogo se comportar de forma diferente, conforme sua criatividade.


EMPREENDEDORISMO


Neste workshop, ministrado por professoras do Colégio Visconde de Porto Segurovamos ajudar os jovens a criar e apresentar um protótipo inovador e criativo!
Chindogu é a arte de criar engenhocas para resolver os problemas do dia-a-dia. Porém, existem diversas regras para inventar um produto baseado nessa abordagem, proposta por Kenji Kawakami nos anos 80.
Utilizando diversos materiais recicláveis, as equipes criarão os seus produtos, conciliando tempo, prazo e recursos disponíveis. Na sequência, os apresentarão por meio de pitch (apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse pelo seu produto / serviço / ideia).




Se o seu filho e amigos gostam de computadores, jogos, brinquedos eletrônicos e é bem focado, não deixe-o de fora!

Acesse o site do evento, lá você poderá acompanhar a programação dos workshops e detalhes de seu conteúdo, horários, valores e realizar as inscrições online: http://www.globalcode.com.br/eventos/devoxx4kids/saopaulo-2015

Se você não imagina como é um evento destes, veja algumas fotos da edição do Devoxx4Kids São Paulo 2014 e também o vídeo:



Uma realização da
Globalcode, empresa que promove treinamentos e eventos na área de T.I., com o apoio da comunidade SOUJava e o patrocínio da PayPal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o