Pular para o conteúdo principal

Globalcode na DevFest falando sobre Internet das Coisas e Geolocalização

Falta muito pouco para começar o DevFest , uma grande oportunidade para desenvolvedores absorverem conteúdo rico através de palestras com profissionais renomados no mercado e, CodeLabs, onde você pode levar seu próprio computador e aprender de uma forma prática. Simplesmente imperdível.

A Globalcode não poderia ficar de fora desta festa tecnológica. Estaremos lá, ministrando uma palestra e um CodeLab. Eu, terei a honra de representar a empresa nos dois casos.

A palestra será sobre um tema fascinante, simplesmente falarei sobre Android, Arduino e ADK. Juntos formam a base para um termo que vem ganhando espaço no mercado, a Internet das Coisas.

A internet das coisas visa colocar qualquer dispositivo eletrônico na grande rede mundial de computadores. Imaginem um mundo onde a geladeira manda um tweet para você falando para passar no mercado e comprar leite porque acabou. Imagine um mundo onde sua casa vai ligar para você e perguntar se ela já pode ligar a banheira e aquecer a água, uma vez que ela sabe que você está chegando. Para termos uma pequena noção de como será este mundo, estima-se que teremos mais de 20 bilhões de devices conectados até 2020.

Nesta palestra também faremos algumas brincadeiras com Android e Arduino, por exemplo, ligar lâmpadas com um simples toque na tela do aplicativo presente no smartphone, desligar esta mesma lâmpada tocando uma flauta doce. E... O resto fica como surpresa.

E o CodeLab? Este será sobre Android e Geolocalização. Este tema também é de fundamental importância, porque no mundo de hoje, onde as lojas de aplicativos estão crescendo exponencialmente, você precisa se destacar de alguma maneira. Não temos mais como conseguir relevância criando os mesmos aplicativos que todo mundo cria. Temos que ser diferentes.

Podemos fazer isso criando um aplicativo sensível a localização e contexto. Por exemplo: aplicativos que criam rotas entre dois pontos têm muitos, porém, poderíamos criar um aplicativo que sabe que o usuário gosta de vinhos importados e, quando este estiver dirigindo sem pressa, seja avisado que a 500 metros ele passará por uma cantina de vinhos chilenos. Impressionaríamos o nosso cliente e ganharíamos sua fidelidade.

Então, neste CodeLab aprenderemos: • Buscar a última posição geográfica conhecida do usuário; • Ficar ouvindo alterações de localização e refletir no nosso aplicativo; • Integrar a aplicação com o Google Maps • Criar cercas eletrônicas

Espero vê-los por lá. Até amanhã.

Para saber mais sobre o DevFest ,visite o site http://devfest.com.br/.

Att. Ricardo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o