Pular para o conteúdo principal

Primeiro módulo AA1 online finalizado

Semana passada finalizei meu primeiro módulo online. Foram 40 horas ministrando o módulo "AA1 - ALM e Testes" da Academia do Arquiteto. Foi uma experiência bem legal e vou falar um pouquinho sobre ela.

A idéia dos módulos online surgiu como forma de atender alunos que moram fora de São Paulo e em cidades onde não existem unidades parceiras da Globalcode. Começou com os minicursos transmitidos via Webcast e agora está chegando aos outros cursos.

Eu já tinha ministrado vários minicursos com transmissão via Web, mas um curso totalmente online é diferente em vários aspectos:

  • No minicurso há pessoas no auditório, então ele é um curso misto presencial e online. Você tem que acompanhar a ferramenta de transmissão periodicamente para verificar se algum aluno remoto está tentando fazer alguma pergunta, mas não há tanta diferença em relação a um curso presencial tradicional. O feedback também é mais rápido pois você está olhando a cara dos alunos. Na verdade existe até o risco de um instrutor mais empolgado esquecer que o curso está sendo transmitido online e negligenciar os alunos remotos.
  • No curso online existem laboratórios práticos sendo executados pelos alunos, o que não ocorre nos minicursos. A ferramenta utilizada (Webex) oferece recursos onde os alunos podem compartilhar suas telas eventualmente para tirar dúvidas, mas é diferente do contato pessoal. Aqui a capacidade de comunicação tanto do aluno quando do instrutor é muito mais testada. O aluno tem que conseguir expressar bem as dúvidas e dificuldades que está enfrentando e idem para o instrutor nas explicações. O que no fundo é bom pois obriga as pessoas a melhorarem sua capacidade de comunicação como efeito colateral no curso online.

Outro aspecto interessante, que os alunos gostaram bastante é a possibilidade de gravação das aulas. Como o volume de informações de cada aula é bastante alto, o fato de você poder assistir várias vezes ajuda para absorver muito mais do conteúdo que é passado.

Também foi inaugurado o fórum da Academia Arquiteto com essa turma, e nas próximas semanas serão criados grupos para as demais turmas, tanto aquelas em andamento quanto as já finalizadas! Esse fórum foi uma sugestão da primeira turma do Arquiteto e finalmente está no ar!

Resumindo, eu achei o curso muito gratificante e pelas avaliações recebidas, os alunos participantes também aproveitaram bastante!

No dia 14/08 começa a segunda turma do AA1 online e espero que seja tão proveitosa quando foi a primeira. Para os interessados em mais informações sobre o curso basta seguir o link:Módulo AA1 online

[]s
Kleber

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o