Pular para o conteúdo principal

Sobre Imigração para o Canadá

Como eu havia prometido durante a apresentação "Java tipo exportação: Mercado de Trabalho no Canadá" que aconteceu dia 31 de Março no evento Profissão Java, vou deixar alguns links sobre o processo de imigração.

A fonte de informações oficial é o Departamento de Cidadania e Imigração do governo Canadense:
http://www.cic.gc.ca/app/ctcvac/english/index
Neste site é possível encontrar informações sobre todos os tipos de visto para visitar/trabalhar/morar no Canadá.

Uma das províncias mais receptivas a profissionais qualificados é Québec, que possui um processo de imigração particular:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/index.html
http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/index.jsp?languageCode=en

É importante ter em mente que o governo canadense ao longo de vários anos promove e enfatiza os aspectos positivos para atrair mão de obra qualificada. Por conta disso existem muitas propagandas, promessas e expectativas a respeito da vida no Canadá. Nem sempre quem imigra está preparado para viver uma fase de adaptação que pode demorar uns bons anos. E muitos, em função das perspectivas profissionais e das dificuldades de adaptação acabam voltando para seu país de origem.

Para exemplificar o contraste entre o que é prometido e a realidade, recomendo assistir alguns vídeos.

Alguns capítulos de uma série de reportagens da rede Record que mostra os aspectos positivos da vida no Canadá:
http://www.youtube.com/watch?v=YHQ1qzOJv6I
http://www.youtube.com/watch?v=tToT2_P_lCo
http://www.youtube.com/watch?v=xzUB8m4LZE0

E aqui uma apresentação muito esclarecedora de Lionel Laroche, um especialista em re-colocação profissional para imigrantes,  sobre diferenças culturais e a realidade do mercado de trabalho no Canadá:
http://vimeo.com/19190180
http://vimeo.com/19191341
http://vimeo.com/19192430
http://vimeo.com/19193106

Para se preparar para as dificuldades de adaptação também vale a pena pesquisar e seguir blogs de brasileiros que imigraram para o Canadá.

Como eu disse durante minha apresentação no Profissão Java, quem trabalha com TI e quer imigrar para cá vai ter as mesmas dificuldades de adaptação cultural, porém, perspectivas profissionais bem melhores do que a maioria dos imigrantes.

Para encerrar, um vídeo sobre as experiências de um Argentino no Canadá:
http://vimeo.com/10325544

@renatobellia

Comentários

Yara Senger disse…
Renato, adorei sua palestra no Profissão Java! Super obrigada pela sua colaboração!

O post está muito bom! Muitos links e muita informação pra quem está pensando nisto.

Um abraço!
Yara
Acaz Souza disse…
Sensacional o diário do argentino.

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o