Pular para o conteúdo principal

TOTVS distribui, gratuitamente, solução que permite criar aplicativos para TV Digital.

Agora só falta você colocar a mão na massa e começar e desenvolver a primeira aplicacão utilizando interatividade na TV Digital.

Publicação integral do press release enviado pela TOTVS para publicação.
Ação incentiva o empreendedorismo entre os desenvolvedores. Como resultado, os usuários ganham mais opções, tornando a experiência com a TV Digital ainda mais interessante.
São Paulo, 20 de outubro de 2011 – Com o objetivo de oferecer uma ferramenta para estimular o crescimento e as oportunidades na TV Digital Aberta, a TOTVS passa a distribuir gratuitamente aos desenvolvedores de aplicativos o AstroBox SDK, um emulador Ginga para PC, indispensável para o desenvolvimento de aplicações interativas para TV Digital. A iniciativa foi batizada de “Ginga para todos”.
Apoiada pela Brasscom, essa ação é fruto de uma parceria da TOTVS com o Instituto da Oportunidade Social (IOS) – entidade mantida pela companhia – dentro de sua proposta de promover capacitação profissional. Os interessados deverão acessar o endereçowww.ios.org.br e clicar no banner “Ginga para Todos” (localizado na lateral direita da página), que serão redirecionados ao site do aplicativo. Após se cadastrar, é possível fazer o download do emulador e ter acesso a fóruns e a materiais de treinamento.
Nessa versão beta do AstroBox SDK, o desenvolvedor terá acesso a um emulador Ginga completo e poderá desenvolver aplicativos Ginga em NCL/Lua e Java. Essa versão é a mesma que o mercado já vem utilizando no desenvolvimento de aplicações para TV.
Quem se inscrever no programa receberá, ainda, um código que dá desconto na compra de um receptor de TV digital com o AstroTV, em uma parceria da TOTVS com a Visiontec.
Declaração:
David Britto, diretor de tecnologia da TOTVS, sobre esta iniciativa:
“Para que a sociedade desfrute dos benefícios da interatividade na TV Digital é necessário que toda a cadeia – governo, fabricantes de TV, emissoras e desenvolvedores de aplicativos, como nós da TOTVS – participe e incentive. A iniciativa é boa para os desenvolvedores e ótimo para os usuários, que terão à disposição várias opções de aplicativos, tornando a experiência com a TV Digital ainda mais interativa e interessante”, destaca o diretor.
Laércio Cosentino, presidente da TOTVS:
“Estamos disponibilizando esta plataforma gratuitamente porque queremos dar oportunidade para jovens interessados em tecnologia, assim como já fizemos com mais de 20 mil alunos que passaram pela capacitação gratuita no IOS, que mantemos há 13 anos. Agora, a intenção é que os desenvolvedores tenham ferramentas para criarem seus próprios aplicativos e disponibilizem ao mercado”, ressalta.
Antonio Gil, presidente da Brasscom, em apoio à iniciativa:
“Realizar todo o potencial da interatividade na TV Digital será o coroamento do processo que levou o governo a adotar o Sistema Brasileiro de TV Digital e a conquistar o apoio ao SBTVD de uma dezena de países”, afirma. “O Conselho da Brasscom tem debatido formas de mobilizar todas as empresas associadas em apoio ao SBTVD e à interatividade”, completa.
Sobre o Instituto da Oportunidade Social (IOS)
O Instituto da Oportunidade Social busca, apoia e monitora a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência, que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho. Fundado em 1998, o IOS já capacitou mais de 20 mil jovens. www.ios.org.br
Sobre a TOTVS
Líder absoluta no Brasil, com 48,6% de market share*, e também na América Latina com 34,5%, a TOTVS é uma empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão. É a maior empresa da América Latina no desenvolvimento de software aplicativos, a 6ª maior desenvolvedora de sistemas de gestão integrada (ERP) do mundo e a 1ª em países emergentes. A Companhia é líder absoluta no Brasil e no segmento de pequenas e médias empresas (PME) na América Latina. A TOTVS foi a primeira empresa do setor de TI da América Latina a abrir capital, e está listada no Novo Mercado da BOVESPA. Suas operações em ERP possuem mais de 26 mil clientes e são complementadas por um amplo portfólio de soluções verticais e por serviços de valor agregado como Consultoria, Infraestrutura e BPO. Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

*Fonte: Gartner - “All Software Markets, Worldwide, 2010”.
Sobre a Brasscom
A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) foi criada em 2004 com o objetivo de posicionar o Brasil como um player estratégico no mercado global de Tecnologia da Informação e Comunicação. A entidade reúne algumas das empresas mais relevantes e influentes da indústria brasileira de TIC, tendo exercido ao longo dos últimos anos um papel de articulação entre os setores privados e públicos, nas esferas federal, estadual e municipal. A Brasscom desempenhou papel de liderança na discussão de temas estratégicos para o Governo Federal, como a desoneração da folha de pagamentos, a promoção internacional do setor de TI e o aumento de suas exportações, a expansão da banda larga em escala nacional, a geração de empregos, a inclusão social e a convergência digital.
Informações TOTVS para a imprensa:
RMA Comunicação
Regina Sanches – regina.sanches@rmacomunicacao.com.br – (11) 2244-5997 / (11) 8420-4450.
Informações BRASSCOM para a imprensa:
Mariana De Felice – mariana.felice@brasscom.org.br – (11) 3053-9110
www.brasscom.org.br

Veja também as notícias:
Laboratório prático oferecido pela TOTVS na trilha de TV Digital do TDC2011 Goiânia
Resposta do SouJava a consulta pública sobre Ginga
TV Digital interativa: a perspectiva de um jornalista

Participe também da lista do SouJava sobre TV Digital interativa:
tvdigital@soujava.dev.java.net e para mais informações sobre TV Digital interativa siga o Carlos Fernando Gonçalves no perfil @mercuriocfg

[]s
Yara Senger
twitter.com/yarasenger
blog.eletronlivre.com.br/search/label/Yara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o