Pular para o conteúdo principal

Fechando o 2º ano do Ensino Médio com chave de ouro: Programação, Arduino, Automação e Cloud Computing



No início do ano (2010), mais precisamente em março, fiz um post sobre a introdução da Academia do Programador no Ensino Médio da Escola Fernão Gaivota, e agora ao término do ano apresento um projeto desenvolvido pelos alunos intitulado "CodeHome".

A Escola Fernão Gaivota realiza um evento anual intitulado “Fernão de Portas Abertas”, que tem como objetivo apresentar projetos desenvolvidos pelos alunos para toda comunidade. O projeto desenvolvido pelos alunos da Academia do Programador (Bianca, Caroline, Catarina, Leticia, Natália, Symon e Wesley) consistia na construção de uma casa de madeira com teto solar sensível a luminosidade controlado pelo Program-Me e pela placa Tomad@.

Programação do firmware
Mesmo antes da montagem da casa o firmware foi desenvolvido pelos alunos da Academia do Programador. Para a realização da programação, a turma foi divida em grupos e o programa escolhido foi o que conseguiu atender as necessidades do problema proposto, que consistia basicamente em fazer a utilização do sensor de luminosidade do Program-Me para controlar o motor, realizando a abertura e o fechamento do teto da casa.

A primeira versão do firmware apresentada pelos alunos continuava acionando o motor no sentido da abertura do teto mesmo com teto aberto e vice-versa. Este problema foi solucionado mantendo o estado do teto em uma variável booleana. O código final pode ser visto no site da "CodeHome".

A montagem do "hardware"


Falando do "hardware" da casa, podemos dizer que a “arquiteta” foi a Professora Christina, que além de projetar a casa, providenciou o trabalho de corte das madeiras e me orientou sobre a montagem. Na montagem os alunos estavam meio ressabiados com o martelo e trabalharam colando as paredes da casa e a maioria dos pregos “sobraram” para o Professor Adilson e para mim, que acabei martelando o dedo no processo.

Depois da montagem da estrutura da casa, a Professora Christina voltou para orientar os alunos
sobre o acabamento que foi realizado com massa corrida e tinta. Nesta hora teve início da montagem do teto propriamente dito, com ajuda providencial do Professor Márcio para a montagem da engrenagem e da cremalheira.

Ponte H controlando o motor do teto solar
O circuito utilizado para a realização do controle do motor DC, responsável pela abertura e fechamento do teto solar da casa foi baseado no artigo, do Jose Luiz Sanchez Lorenzo no blog da Elétron Livre, Ponte H de relés com Progra-Me e Placa Tomad@.

O firmware sofreu alguns ajustes finos após a montagem, como a configuração do tempo de funcionamento do motor e a sensibilidade do sensor de luminosidade de acordo com o ambiente.

Então no dia 16/10/2010 houve a apresentação do projeto no evento “Fernão de Portas Abertas” (Álbum no Facebook), no qual uma luminária no estilo Luxo (mascote da Pixar) fazia o papel do Sol. O tema norteador do evento foi “Sustentabilidade” e uma casa com teto solar sensível a luminosidade estava totalmente em sintonia com a proposta geral do evento.

Cloud Computing: Alunos do Ensino Médio nas nuvens

Porém o trabalho não parou por aqui, pois com o lançamento do 1º Concurso para alunos Globalcode: Google AppEngine, três alunas (Caroline, Letícia e Natália) aceitaram o desafio e se propuseram a desenvolver um site, intitulado "CodeHome" e a inscrevê-lo no concurso. No site podemos ver entre outras coisas, o código fonte do firmware, fotos da montagem, vídeo da casa em funcionamento, fechando com chave de ouro este projeto, que acredito foi muito proveitoso para todos os envolvidos.

Que venha 2011!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

Muitas vagas, otimismo e sensação de reaquecimento da economia

2010 começou cedo, contrariando a expectativa que muitos Brasileiros tem de "O ano começa mesmo depois do carnaval".  Embora o inicio do ano tenha sido "repleto" de catástrofes naturais e muita chuva aqui no Brasil, no campo profissional o otimismo está evidente, as pessoas estão cheias de energia e boas perspectivas em relação as oportunidades de JavaEE 6 e muitas outras tecnologias. Mas, parece que não são somente as pessoas que estão otimistas, os anúncios de vagas voltaram a crescer, empresas anunciando boas vagas, ou grandes quantidades de vagas, refletindo o que podemos chamar de "Otimismo corporativo" . Veja algumas empresas que anunciaram vagas: IBM SpringSource   Yahoo!  Elumini   Cyberlynxx   Google Kaizen SPC Brasil Se em 2009, um ano de crise fizemos tudo isto , imagine em 2010. E você está preparado ?  Está otimista ? []s Yara http://twitter.com/yarasenger http://twitter.com/globalcode

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger