Pular para o conteúdo principal

Google Developer Day 2010 : Impressões, fotos e links relacionados

O Google Developer Day 2010 e o Hands-on Labs Android foram muito especiais, muita motivação e empolgação dos desenvolvedores com as novidades apresentadas no evento.

Muitas pessoas da Globalcode participaram, tanto na quinta-feira, no Android Hands-on Labs, quanto na sexta-feira, no evento maior, Google Developer Day!

Hands-on Labs Android
O evento de Android tinha umas 200 pessoas,  uma sala lotada e uma sala adicional com transmissão do vídeo (onde eu e o Rafael Nunes ficamos)!
A parte prática começou com uma apresentação de um robô com Lego e Mindstorm + Android!
O Hands-on foi um passo a passo onde foi criada uma aplicação que faz uma busca no Google. E os participantes foram desafios a persistir os resultados da busca em 30 minutos! Aqueles que conseguissem concluir participariam de um sorteio de um Kit Lego Mindstorm!

Gostaria de parabenizar em especial o Danival Calegari, instrutor da Globalcode na Unidade Campinas, que aceitou o desafio e foi uma das 4 pessoas a concluir o projeto! Não ganhou o sorteio, mas ganhou o conhecimento!

Gostaria de agradecer o Bruno Oliveira (Developer Relations) pelos convites que ganhamos, premitindo que tantos instrutores, alunos e especialmente os participantes do Concurso Google App Engine pudessem participar dos dois eventos!

Google Developer Day
Mais de 6000 pessoas se inscreveram no Google Developer Day, e mais de 1000 pessoas tiveram a oportunidade de participar do evento gratuito na sexta-feira 29 de outubro em São Paulo.

O evento contou com diversos palestrantes internacionais, entre eles Tim Bray, trabalhou na Sun até 2010, autor de uma das primeiras engines de busca da web, e co-inventor do XML, atualmente no focado em Android.

Algumas tecnologias e ferramentas que receberam atenção especial foram:
  • HTML5 
  • Google App Engine (anúncio da versão Business)
  • SpringRoo + GWT + Google App Engine
  • Chrome App Store
  • Android
Foi muito interessante ver o destaque concedido ao anúncio do suporte ao SpringRoo com GWT no Google App Engine no evento de desenvolvedores Google, e também a apresentação do Cris Ramsdale um ano depois da apresentação do Rod Johnson no #TDC2009 falando sobre o interesse e aproximação da Comunidade Google para melhor integração do SpringRoo com GWT!

Publicaremos em breve mais detalhes sobre SpringRoo + GAE + GWT e o resultado de uma pequena entrevista realizada pelo Eder Magalhães, Rafael Nunes (ambos da YAW) e eu com Cris Ramsdale!

Concurso Google App Engine
Tive a honra de ser convidada com apoio do Alejandro Villanueva e pelo Francisco Gioielli para falar alguns minutos sobre o Concurso Google App Engine na apresentação do Patrick Chanezon: Novidades na Google App Engine e Google App Engine For Business.

Veja as fotos do evento!


É com muito orgulho que parabenizamos todos os participantes das equipes que concluiram seus projetos,  não apenas os projetos premiados no concurso, afinal de contas, todos vão ganhar um Hands-on gratuito! 
  • U3B - Use it Before Become Break - Rafael Ferreira - Premiado
  • Batendo uma Bola - José Inacio da Silva Junior - Premiado
  • Senóide - Bruno Gualda,  Marlon Renan Teixeira,  Luan Mateus Quintino e  Johny Willian Alves
  • Aritial (SUB) Inteligência Artificial - Octávio Barbosa
  • DaniloLand - Graziela Tripodi  e Thais Americo 
  • CodeHome - Caroline Rebello de Andrade,  Leticia Villas Bôas Freire Maluf, Natália Cassaro Marques e Marcelo Castro
Mais informações sobre os projetos desenvolvidos pelos alunos para o Concurso Google App Engine!

GTUG_SP
O Google Technologies User Group também estava presente, não apenas com uma mesa no pavilhão de exposição, mas também no Happy Hour no encerramento do evento! O Paul Fernandes, coordenador do GTUG-SP, e também da trilha Web do #TDC2010 e um dos membros da comissão avaliadora do Concurso Google App Egine para alunos Globalcode, convidou o Rafael Ferreira, autor do projeto premiada U3B - Use it before become break a fazer uma apresentação do projeto!

Vale a pena conferir o post do Rodrigo Ribeiro no Templário da Tecnologia:
http://templariodatecnologia.wordpress.com/2010/11/07/minhas-impressoes-google-developer-day-2010-gdd2010-291010/

Mais informações e links
Veja os vídeos e posts relacionadas a Google App Engine e tecnologias Google:
É isso ai, muita coisa pra estudar, testar, praticar!

Yara Senger
http://twitter.com/yarasenger
http://blog.globalcode.com.br/search/label/Yara
http://www.eletronlivre.com.br/search/label/Yara

Comentários

Unknown disse…
Yara, tudo bem?

Escrevi um post no meu blog a respeito do assunto também ;-)

Deixo o link aqui para os interessados: http://templariodatecnologia.wordpress.com/2010/11/07/minhas-impressoes-google-developer-day-2010-gdd2010-291010/

Parabéns pela participação da Globalcode no GDD2010, e ano que vem espero poder participar novamente.

Até mais!
Cassio Rogerio disse…
Realmente o #gddbr estava muito legal!

Eu fiz um resumo com os links dos materiais (slides, etc) já divulgados pelos palestrantes:

http://goo.gl/RPJ7v

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o