Pular para o conteúdo principal

1o. Concurso para alunos Globalcode - Google App Engine

Estava conversando com o Rafael Nunes, um dos fundadores da YAW, Unidade Globalcode São Bernardo do Campo, autor do Hands-on Google App Engine, sobre prática, motivação e tendências, e a conversa terminou em uma criação a quatro mãos do 1o. Concurso para alunos Globalcode com o tema Desenvolvimento na Nuvem utilizando a plataforma de Cloud Computing da Google, o Google App Engine!


O 1o. Concurso é restrito aos alunos da Globlacode para motivar os alunos a participarem, pois é natural que sintam insegurança ao participar de uma competição usando uma tecnologia na qual eles não estão familiarizados.

Ao receber os trabalhos a Comissão Julgadora poderá escolher novas categorias, mas inicialmente haverão as seguintes categorias:
- O melhor site estático: Sites pessoais, "hot sites", mashups e agregadores de conteúdo.
- Aplicações dinâmicas : Acesso ao banco de dados, Web

Porque participar ? 
Se você fez ou está fazendo um treinamento provavelmente tem objetivos profissionais e quer se colocar no mercado. O mundo Java é praticamente infinito, são tantas APIs, frameworks, arquiteturas para estudar que é praticamente impossível ficar "antenado" em todas elas. Este concurso visa estimular alunos e instrutores a colocarem seu conhecimento em prática, e quem sabe tirar as idéias da cabeça, passar para o papel, e depois mandar a nuvem!

Concluir um projeto é sua maior vitória!

O que tem que ser entregue ?
Você deve publicar um projeto no Google App Engine e enviar a URL e o código-fonte da aplicação também deve ser disponibilizado, somente aplicações Open-Source serão aceitas.

Como instrutores podem colaborar ? 
É natural que os alunos sintam-se inseguros em relação a aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula, além de ter que encarar o desafio de estudar o Google App Engine, por isto, convidamos todos os instrutores a colaborarem com os grupos, ajudando, motivando, guiando os grupos.

Como os iniciantes podem participar ?
Minha recomendação é seguir os seguintes passos:
1) Montar um grupo, conversar com um instrutor para ser o "guia"
2) Assistir os vídeos disponíveis do Profissão Java:
3) Assistir o minicurso gratuito na sexta-feira 01/10 (presencialmente ou via webcast)
4) Criar uma página estática no Google App Engine
5) Testar novos recursos
 
Quais os prêmios ?
A idéia é convencer os alunos e instrutores a participarem pelo conhecimento adquirido, e não pelo prêmio:
  • Experiência com Google App Engine
  • Ter um projeto concluído
  • Networking com instrutores, alunos e Comissão Julgadora
  • Outros prêmios estão em definição. 
  • Conseguimos 6 entradas para o Google Developer Day 2010 para a equipe vencedora!
Comissão Julgadora
Já fizemos o convite para algumas pessoas participarem da comissão julgadora, a primeira delas foi Francisco Gioielli, da Google, e também um representante do GTUG-SP, Paulo Fernandes (organizador da trilha Web no The Developer's Conference 2010).


Lista de discussão / dúvidas / suporte
Contamos com o apoio do GTUG-SP para a realização deste concurso, por isto, recomendamos que as dúvidas técnicas sejam direcionadas para o Fórum de discussão do GTUG-SP que tem pessoas com muita experiência, além de alguns instrutores Globalcode.

Participe, colabore, divulgue!
http://globalcode-concurso.appspot.com/

Yara Senger
http://twitter.com/yarasenger

Comentários

jk disse…
Gostaria de participar mas não sou aluno da Globalcode. Existe alguma "brecha" no regulamento para pessoas nesta mesma situação? :-)
Yara Senger disse…
Juscelino, o objetivo é apenas aprender. Todas as pessoas são bem vindas a submeter, conseguimos algumas premiações adicionais que poderão ser utilizadas para os não alunos. Peço desculpas por não ter entrado em contato a tempo com você.

Limitamos o concurso a participação dos alunos somente nesta primeira edição do concurso, vamos abrir mais nas próximas vezes.

Um abraço,
Yara

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o