Pular para o conteúdo principal

Uma visão geral do Profissão Java

O Profissão Java foi um sucesso absoluto!
O auditório da Universidade Anhembi Morumbi, no Campus Vila Olímpia, estava lotado e a transmissão pela internet funcionou SUPER bem, graças à parceria com a WTV que fez a filmagem e transmissão em tempo real
De Profissão Java 2010 - Selecionadas
Recebemos os participantes com um café da manhã simples: frutas, bolachinhas e café, e também um kit contendo material dos apoiadores do evento!

Ação solidária
Recebemos mais de 200 kg de alimentos na Ação Solidária que estava arrecadando itens de higiene e alimentos não perecíveis. Muitas pessoas que não trouxeram a doação no período da manhã trouxeram no período da tarde.

Não atingimos a minha expectativa, que era de 500kg, mas sem dúvida foi uma colaboração expressiva para o estado do Alagoas, especialmente para a cidade de Branquinha.

De Doacoes_profissao_java_2010
Agradeço imensamente, em meu nome e da Globalcode a todos que contribuíram com a Ação Solidária no Profissão Java. Como a frase popular que eu usei na abertura do evento: A união faz a força. É uma frase batida, mas verdadeira.

Patrocinadores, Expositores e Apoiadores
Fazer um evento pago ou gratuito é sempre um grande desafio. Criar modelos de negócio que sejam atraentes para todos os envolvidos: Universidade, Globalcode, expositores e participantes não é uma tarefa simples, por isso estamos sempre inovando nas propostas de participação corporativa.


Agradecemos imensamente a todas as empresas que colaboraram com o evento, e acreditamos que tenham conseguido atingir os resultados esperados.

Um resumo sobre as palestras do evento
As palestras foram muito boas. O Francisco Gioielli, engenheiro da Google fez a primeira palestra do evento "Novos paradigmas para desenvolvedores" e fiquei muito feliz com a forma que ele falou da Globalcode e da admiração que tem pelo nosso trabalho e pela paixão com que fazemos as coisas. Em seguida tivemos outro convidado muito especial, o Bruno Souza (JavaMan) um grande amigo e também um grande guru. Incrível como eu continuo saindo das palestras dele com a mesma motivação que eu tinha no começo da minha carreira em 2001/2002. Ele recomendou vários livros:
De Profissão Java 2010 - Selecionadas
Depois disso, tivemos as palestras curtas de Mobilidade com Helder da Rocha e Maurício Leal! Foi a primeira vez que o Helder participou de um evento organizado pela Globalcode, e foi sensacional. Um profissional que compõe músicas, escreve peças de teatro, ator, e além de tudo isso genial no mundo da TI.

O Maurício Leal que tem experiência de sobra em projetos de mobilidade, e está atualmente participando de projetos com Cloud Computing e Android na Ásia falou sobre Android e JavaME. Além disso, fez a conexão das tecnologias relacionadas com TV Digital e JavaFX. Tivemos também a participação de vários instrutores da Globalcode, que desta vez não estava falando tecnicamente de Java, mas sim da carreira dos profissionais.

Elaine Silva apresentou a palestra "Desenvolvimento com Java: Como se preparar para alcançar boas oportunidades de trabalho" sobre os conceitos que considera fundamentais para um programador ter uma boa base e conseguir trabalhar com as tecnologias mais avançadas e o Júlio Viegas apresentou a palestra "Uso de redes sociais para desenvolvimento da carreira" e recomendou o livro "".

O Painel de empreendedorismo foi show! Vários profissionais compartilharam a sua experiência positiva e negativa durante o painel: Alexandre Porcelli, da Caravela Tech e idealizador do evento noSQL, Eder Magalhães que recentemente reafirmou seu espírito empreendedor abrindo uma Unidade Globalcode em São Bernardo do Campo (YouAndWe), Felipe Oliveira, ex-aluno Globalcode em 2002, e fundador da SOAExpert - patrocinadora do evento, e Felipe Rodrigues da Fratech, um dos criadores da Academia Agile e dos Hands-on de Ruby e Ruby-on-Rails, mediados pelo Vinicius Senger, fundador da Globalcode.
Curiosidade: o convidado mais velho tinha 30 anos.
De Profissão Java 2010 - Selecionadas
Para aqueles que sempre reclamam que o governo não ajuda as pequenas empresas convidamos Janaina Costa (HighThink) para a palestra "Como inovar na sua empresa utilizando recursos não reembolsáveis?" compartilhando a experiência em diversos projetos desenvolvidos com recursos não reembolsáveis.

Ainda na mesma linha, convidamos o Edgar Silva, da RedHat para falar sobre as oportunidades com OpenSource: "Modelos de negócios rentáveis com Opensource: Sim, você pode fazer dinheiro com isto!"

O Painel de Testes foi surpreendente e um tema que antes era considerado "chato" e que está cada vez em mais evidência agradou bastante a plateia. O painel foi mediado por Jorge Diz que faz consultorias para implantação de processo e ferramentas de testes ágeis, um dos criadores da Academia Testes na Globalcode.
De Profissão Java 2010 - Selecionadas
Tivemos também uma seleção de palestras curtas chamada "Nichos Inovadores" onde tivemos mais uma participação do Júlio Viegas falando sobre HTML 5, que inclui muitas coisas legais. Vale a pena conferir as novidades. Tivemos também mais duas participações do Felipe Rodrigues sobre Agile e sobre Linguagens Dinâmicas.

Dimas Oliveira, um dos nossos convidados especiais motivou muito a audiência falando sobre TV Digital interativa, em uma palestra com mais de 15 perguntas dos participantes, que ganharam MUITOS brindes. Foi interessante que o Dimas reforçou o que ele já tem falado: JavaFX é uma tendência. Em seguida tivemos uma demo do Thiago Vespa, fundador da Destaque Capacitação que é a Unidade Globalcode de São José do Rio Preto, que mostrou uma aplicação para TV Digital onde era possível fazer a inscrição para o evento. Eder Magalhães que criou uma aplicação para fazer sorteios durante o evento em JavaFX falou sobre GWT e JavaFX.

Vídeos das palestras
Os vídeos das palestras estão sendo editados e esperamos começar a disponibilizá-los a partir da semana que vem. Pedimos que as pessoas que gravaram os vídeos durante o evento tenham um pouco de paciência, e esperem a versão oficial ser disponibilizada, para que possamos colocar os nomes dos palestrantes e o agradecimento aos realizadores e patrocinadores do evento, pois sem eles não seria possível um evento de tanto sucesso.

Caravanas
Participar de um evento, tirar uma certificação, estudar, testar é sempre um investimento de tempo e energia que fazemos nas nossas próprias carreiras, mas muitas pessoas fizeram um esforço ainda maior, viajando 3, 6, 16 horas para participar do evento. Dessa forma gostaríamos de parabenizar todos os membros das caravanas JavaNoroeste, Caraguatatuba e Santos! Esperamos que tenham aproveitado o evento, e que iniciativas como a transmissão do evento e dos minicursos gratuitos possam facilitar a vida de todos vocês, e que continuem encontrando energia para participar dos eventos que promovemos.

Profissão Java no Twitter 
Veja os tweets sobre o #ProfissaoJava
Antes, durante e depois do evento recebemos muitas mensagens pelo twitter. O apoio de todos vocês é uma grande fonte de motivação para a iniciativa Open4Education. Muito obrigada a todos que twittaram.

Durante o evento algumas pessoas me perguntaram se tinhamos uma lista com o twitter dos palestrantes... Antes tarde que nunca não é?

Yara Senger, Vinicius Senger, Rafael Nunes, Bruno Souza, Helder da Rocha, Maurício Leal, Elaine Silva, Júlio Viegas, Alexandre Porcelli, Felipe Oliveira, Felipe Rodrigues, Alessandra Rabin, Wanderlei Souza, Jorge Diz, Edgar Silva, Eder Magalhães, Dimas Oliveira, Thiago Vespa

É isso aí pessoal, já estamos preparando o próximo evento que será realizado na Universidade Anhembi Morumbi entre 20 e 22 de Agosto!

Ah, gostaria de agradecer também todos os colaboradores que participar da maratona do Profissão Java desde a concepcção até agora! 

Um abraço,
Yara

Comentários

Marcelo Soares disse…
Parabéns Yara, Vinícius e GlobalCoders por este evento. São iniciativas como essa que fazem com que nós nunca deixamos de amar o Java e ser Javeiro de coração. Espero que na próxima ocasião em que esse evento acontecer eu esteja presente, pois não compareci por estar me preparando para o exame da certificação e por também ter tido aula da Academia Java aqui em Praia Grande.
Um abraço
Unknown disse…
O evento foi d+, fiquei impressionado com a qtde de participantes! Galera interessada do inicio ao fim, "devorando" o conteúdo apresentado.

Bom, o conteúdo foi um show a parte, uma miscelânea de assuntos enriquecedores para qualquer profissional de TI, novato ou ñ.

De quebra foi uma oportunidade de interagir com os caras - ou talvez "dinos" - que fizeram a diferença p/ a comunidade Java. Conheci bastante gente e reencontrei vários amigos!

O Evento foi sensacional! Parabéns Yara, Vinicius, Globalcoders e todos os participantes!


[]
Eder
rbellia disse…
Soh pude acompanhar aqui pelo Globalcoders. A diversidade de temas eh impressionante ! Grandes nomes do mundo TI. Nao podia dar outra: casa cheia !

Parabens Globalcode !
Yara Senger disse…
Valeu Renato, foi sensacional mesmo. Precisamos agitar alguma coisa "Brasil-Canada". Um Webcast + bate papo pra sabermos como estão as coisas por ai. O mundo Java e tudo mais. Um abraço.
Yara
Yara Senger disse…
Valeu Marcelo e Eder, como eu disse na abertura o evento foi resultado de um super trabalho em grupo. Muitas pessoas e várias empresas. A União faz a força.
Yara
Show!!!


http://cursaki.blogspot.com/

http://www.cursaki.co.nr/

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o