Pular para o conteúdo principal

Vamos falar de Android...

Nessa minha primeira aparição aqui no blog da Globalcode, vou falar de um assunto que vem sendo tópico frequente nos Twitters da equipe da GC e também de alguns amigos, o Google Android.

Um pouco de história...
Como já faz parte da estratégia conhecida do Google, em 2005 comprou uma start-up chamada Android e que estava trabalhando em uma distribuição de Linux (baseado no kernel 2.6) voltada para smartphones com o mesmo nome da empresa.
Após essa compra muito se especulou e em 2007 os rumores foram confirmados com o anúncio do Google sobre a criação da Open Handset Alliance e os esforços para a solidificação da plataforma Android.
A partir disso, muito se falou e muitos desenvolvedores (eu inclusive) não acreditavam que o Google teria força para entrar na briga com as fabricantes e operadoras. Mas então, a Nokia anunciou a compra de toda a Symbian Foundation, que controlava o desenvolvimento da plataforma Symbian, base de seus Smartphones da S60 (como por exemplo o N95, 5800, N97 e muitos outros) e base de outras fabricantes como Samsung e SonyEricsson.
Com isso, e também com a Apple mordendo uma fatia cada vez maior do mercado com o iPhone, não restou muitas opções a fabricantes como HTC, Motorola, Samsung e SonyEricsson a não ser se juntar ao Google e então, não demorou muito e os primeiros dispositivos foram sendo anunciados.

O valor do software
E seguindo os passos da Apple que mostrou às outras fabricantes que o valor da mobilidade não está no dispositivo mas sim nos softwares e serviços que o acompanham, o Google apostou na criação do Market, a loja de aplicativos para os celulares com Android.
Dessa forma, o usuário pode escolher entre mais de 27 mil aplicativos (e esse número vem crescendo assustadoramente) para personalizar seu celular e assim deixar com as funcionalidades que mais precisa no dia-a-dia, ou simplesmente aumentando o poder de "possibilidades" de uso do seu telefone celular!

E eu com isso?

Bom, se você é um desenvolvedor "convencional", já conhece Java e está querendo entrar no mercado de mobilidade, o Android assim como o Java ME são os melhores caminhos. Mas, a vantagem do Android é que você pode gerar renda mais facilmente, comercializando seus aplicativos através do Market.
Por enquanto, no Brasil é possível apenas a publicação e download de aplicativos gratuitos. Mas há diversas formas de alternativa, como uso de Paypal ou PagSeguro e vender "licença" da sua aplicação. E além disso, você pode encarar que a publicação bem sucedida de uma aplicação gratuita pode de gerar renda de outras formas, como reconhecimento, ofertas de trabalho, e etc.

Android não é Java, mas é Java ;-)
Pode parecer estranha a frase acima, mas o que quero dizer é que oficialmente, o bytecode gerado não é equivalente a Java, pois sua aplicação é transformada em um arquivo com extensão apk que é interpretado pela máquina virtual do Android chamada Dalvik. Porém, a sintaxe e toda a plataforma de desenvolvimento é exatamente igual ao Java que você já deve estar acostumado.
Então, lhe asseguro que se você já tem conhecimento Java, será muito tranquilo a sua entrada no mundo da mobilidade desenvolvendo para Android. É claro que você poderá mudar um pouco a forma de pensar e até de programar em alguns momentos, mas a adaptação acontecerá sem traumas!


Onde aprender?
Como vocês já devem estar sabendo, a Globalcode está com iniciativas cada vez mais fortes no mundo da mobilidade, e começamos isso com um minicurso de desenvolvimento móvel que já foi apresentado por mim (Neto Marin) no mês passado e que teremos novamente no dia 17 de abril (sábado) das 10 às 13 na GC em São Paulo.

E ainda mais especificamente sobre Android, estamos apresentando ao mercado o Hands-on de Android que será realizado no dia 24 de Abril (sábado) das 10 às 19 na unidade da GC em São Paulo. Serão 8 horas intensas onde irei apresentar a plataforma, SDK, ambiente de desenvolvimento, criação de aplicações com diversos recursos da plataforma e também como publicar sua aplicação no Market.

Quer saber mais?
Temos diversos portais na Internet,e inclusive o Android Brasil que além do site, mantém também o grupo de discussão no Google Groups. E é claro, o site do desenvolvedor Android do próprio Google é uma excelente fonte de material, exemplos e API.
E além disso, esse post foi apenas o primeiro de uma série onde pretendo dividir com vocês semanalmente, minhas experiências, dicas e comentários sobre essa plataforma que deixou de ser uma promessa para ser um novo player no mercado.

Abraços a todos.
Neto Marin

Comentários

Werner Denzin disse…
Parábens, Neto e Globalcode!

De fato, é uma realidade no mercado mundial que nos aproxima de um novo aprendizado (API e ciclos de vida) e que infelizmente, distancia-nos do nosso tão querido e velho amigo, JME! É de cortar o coração... Mas, o movimento é inevitável.

[]s, Werner
Julio Viegas disse…
Parabens pelo post Neto! Seu futuro aluno aqui vai estar no curso de android, no dia 24 proximo. :)
Anônimo disse…
Parabéns. Simples e direto.
Paulo Jr. disse…
Excelente, gostaria de estar presente nesse curso e poder participar.. seria excepcional.
Lais Zanfolim disse…
Bom.. adorei o post!
Minha opnião é que realmente vale a pena investir no Android.
Tem Java ME, QT e por ai vai.. mas uma coisa parece certa.. faltar mercado para o Android é que não vai, rs.
Aguardo os próximos posts.
Muito legal.
Vou começar a mexer com esse tal de android. Esse post me deu um incentivo a mais.
Valeu

Postagens mais visitadas deste blog

Compilador GWT, não se preocupe com JavaScript!

Nesse post vou escrever um pouco sobre o Compilador do Google Web Toolkit , qual é o seu papel no kit, além de algumas dicas para o dia-a-dia no desenvolvimento com a tecnologia. Como exemplo vou usar um novo Projeto Web no Eclipse criado a partir do Google Plugin   para desenvolvimento GWT e/ou App Engine, acesse aqui mais informações e download. Depois de instalar o plugin, dentro do Eclipse siga a sequência para criar o projeto: New - Others - Google - Web Application Project - Defina o nome do projeto e a estrutura raiz de pacotes - Finish. Vou adotar como nome do projeto appGWT e pacote br.com.globalcode . O plugin gera uma aplicativo pronto que permite ao usuário preencher um campo e realizar o envio ao servidor de forma assíncrona (Ajax), quando o servidor responde um Dialog é apresentado com a mensagem de retorno. Para testar a aplicação é só executar o projeto com a opção Wep Application . Veja: O GWT, como já foi comentado , adota um conceito bem interess

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um