Pular para o conteúdo principal

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação.

Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar.

Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito?

A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividades simples que vão desde atravessar a rua até a trocar o pneu de um carro.

Por tráz das atividades que realizamos no nosso dia-a-dia, há sempre o chamado raciocínio lógico que define os passos para que nossa atividade seja completada com sucesso. Quando esse raciocínio falha, ou seja, não é suficientemente preciso, há grandes chances de não alcançarmos nosso objetivo. A mesma coisa acontece com os programas de computador.

Por isso, embora pareça simples, usar o raciocínio lógico para instruir um computador a realizar nosso desejo, é uma tarefa bastante complexa que exige muita prática. Faça um teste, experimente listar todos os passos envolvidos com a troca de um pneu.....

A maioria das pessoas que fazem esse exercício pensam nas tarefas, tirar um pneu e colocar o outro. Algumas pessoas mais detalhistas pensam em abrir o porta-malas e pegar o pneu de estepe. Mas poucas pessoas pensam em coisas como:
  • se o estepe não está cheio o suficiente,
    • ligar para o seguro e aguardar o socorro.
  • Se o estepe estiver ok,
    • pegar o macado no porta-malas,
    • posicionar o macaco sob o carro,
    • suspender o carro com o macaco,
    • desparafusar todos os parafusos,
    • tirar o pneu,
    • colocar o estepe,
    • parafusar todos os parafusos,
    • abaixar o macaco,
    • guardar o macaco no porta-malas,
    • guardar o pneu furado no porta-malas,
    • fechar o porta-malas,
    • entrar no carro,
    • ligar o carro,
    • dirigir até encontrar uma borracharia.
Ufa... Viram como é difícil?
Agora imagine se estivéssemos escrevendo um programa que troca pneus!!! :-)
  • Será que seu programa saberia o que precisa ser feito?
  • Será que o fluxo de execução estaria completo como você pensou?
Esse é o grande desafio do programador: montar a estrutura lógica do programa para ser executado pelo computador.

O programador deve partir do princípio que o computador não pensa e não é inteligente para saber o que precisa ser feito. Portanto, ao escrever o programa, cada tarefa a ser executada pelo computador deve ser minuciosamente detalhada pelo programador.

Esse detalhamento se dá pela organização das instruções do programa usando estruturas de controle que irão guiar o seu fluxo de execução. Tais estruturas de controle são as expressões condicionais e os laços (ou repetições).

Estruturas condicionais

As estruturas condicionais permitem realizar desvios de fluxo com base na avaliação de condições.

No caso do pneu, a frase "se o estepe estiver ok" é a condição que permitirá a execução das demais atividades relacionadas à troca do pneu. Se a condição não é verdadeira, ou seja, "se o estepe não está cheio o suficiente", os próximos passos seriam "ligar para o seguro" e "aguardar o socorro ".

Repare que seguir por um caminho ou por outro (fluxo) depende da condição estabelecida.

Estruturas de repetição (laços ou loops)

Os laços são indicações de que uma ou mais tarefas precisam ser executadas mais de uma vez.
Por exemplo, no caso do pneu, a frase "parafusar todos os parafusos" indica que devemos identificar todos os parafusos soltos e parafusá-los.

A função do laço é permitir a repetição de instruções sem a necessidade de reescrevê-las, até que uma condição seja satisfeita.

Neste exemplo, a condição é que todos os parafusos sejam parafusados. Imagine se tivéssemos que escrever, parafuse o primeiro parafuso, parafuse o segundo parafuso, parafuse o terceiro parafuso.... seria repetição desnecessária de instruções .

Lógica do programa

A lógica de um programa é montada por meio da combinação de várias instruções (de entrada, manipulação ou saída de dados), condições e laços. Por isso é que a lógica de programação é o requisito fundamental para o profissional de desenvolvimento de software. Para desenvolver programas usando qualquer linguagem de programação, o programador deve saber como montar as instruções do programa.

Veja abaixo um exemplo de programa que atribui 1 para a variável x e monta uma estrutura de repetição (laço) para verificar se x é divisível por 2. Se a condição for verdadeira, o valor de x é impresso, caso contrário, o valor de x é incrementado em 1. Essa repetição irá acontecer enquanto x for menor do que 10.

A representação utilizada é de um algoritmo em português estruturado, e para funcionar em um computador, precisamos escrever as instruções utilizando uma linguagem de programação.


Modularização (Procedimentos e funções)

Quando um trecho do programa precisa ser reutilizado em outros locais, é comum isolar esse trecho em procedimentos ou funções reusáveis. A criação desses procedimentos e funções também faz parte do conceito de lógica e é muito importante para o programador. Mas isso ficará para um futuro post.

Como desenvolver a prática da lógica de programação?

A dica que fica aqui é que se você está pensando em ingressar na área de desenvolvimento de sofware, com Java ou qualquer outra linguagem de programação, é preciso estudar todos esses conceitos e praticar muito.


Novamente volto a frisar que a Academia do Programador da Globalcode é uma excelente forma de começar. Nesse treinamento, todos os assuntos que tenho falado nesses últimos posts são bem detalhados e praticados usando o Program-ME como diferencial.

O Program-ME é um hardware utilizado no curso Academia do Programador para que o aluno possa praticar a lógica de programação de forma muito mais divertida, usando leds, sons, sensores, etc, para testar as condições e/ou laços. Essa é uma metodologia de ensino de lógica de programação pioneira. Vale a pena conferir.

Elaine Quintino Silva
http://twitter.com/elaineqsilva
http://www.globalcode.com.br/instrutores/ElaineSilva

Comentários

Ana Abrantes disse…
Parabéns, Elaine, ótimo post!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse…
Muito bom post! Sou professor de Java aqui na UEG ( Goiás )e vou levar as idéias para os alunos e discutir com eles! Obrigado
Anônimo disse…
Wikipédia - Lógica

A lógica (do grego clássico λογική logos, que significa palavra, pensamento, ideia, argumento, relato, razão lógica ou princípio lógico), é uma ciência de índole matemática e fortemente ligada à Filosofia. Já que o pensamento é a manifestação do conhecimento, e que o conhecimento busca a verdade, é preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida. Assim, a lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar. A aprendizagem da lógica não constitui um fim em si. Ela só tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros. Podemos, então, dizer que a lógica trata dos argumentos, isto é, das conclusões a que chegamos através da apresentação de evidências que a sustentam. O principal organizador da lógica clássica foi Aristóteles, com sua obra chamada Organon. Ele divide a lógica em formal e material.
Elaine Silva disse…
Obrigada pelos comentários.

Goiano, legal sim comentar com os alunos sobre pequenos detalhes que podem ajudá-los no desenvolvimento da lógica de programação. Eu sempre digo aos meus alunos(também sou instrutora de Java) para exercitarem a lógica de programação iniciando por coisas do dia a dia mesmo... É divertido e dá resultado.

[]s
Elaine.
Jorge Diz disse…
Muito didático o post, parabens.

Talvez para motivar (ou desmotivar?) os novatos, poderiamos ampliar a metáfora e falar que no mundo da informática, o macaco não consegue subir o carro quando o rádio está sintonizado na CBN e, ao mesmo tempo, o pneu dianteiro direito está apontando na direção da Meca.

[]s

Jorge Diz
Marcio Duran disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcio Duran disse…
Bom, vou postar com um perfil atualizado ... =)

Da forma que a informação esta ai , logica nos dias de hoje é algo voltado a "desenvolvimento orientado a criatividade"

Uma frase que ouvi de um renomado especialista do Google
Thaís Américo disse…
Elaine, adorei seu post!

Parabéns
Anônimo disse…
Belo post!

Mas gostaria de alertar que antes de suspender o carro com o macaco é preciso soltar os parafusos sem retirá-los completamente, pois com o carro suspenso não é possível destravar os parafusos com uma chave de roda normal.

Outro detalhe, o algoritmo em pseudocódigo está incorreto, pois a variável 'x' só é incrementada quando o resto da divisão por 2 não é zero o que faria a variável nunca sair do valor inicial que é 0. O processo entraria em um laço sem fim.

Mesmo assim gostei do post pela importância do assunto e por estimular essas reflexões!
Carlos Ferreira disse…
Estou fazendo a Academia Java, aqui em Campinas e achei muito bom o seu post. Parabéns.
Anônimo disse…
Gostei do artigo, muito bem escrito. Acredito que, se no algoritmo de exemplo não houvesse o loop infinito, quem está iniciando os estudos em computação, iria entender mais fácil.
Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Lucas
Unknown disse…
Muito didático o post, parabéns!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

Seja um Palestrante do TDC Connections 2022

A Equipe TDC está muito feliz e orgulhosa em começar mais uma jornada de eventos em 2022 e criar muitas oportunidades! Agora, chegou o momento para você que sempre quis ser palestrante mas não teve oportunidade, e também de quem já é palestrante experiente, e está ansioso para compartilhar aquela nova prática ou caso de sucesso fresquinho, submeter sua palestra para o TDC Connections e co-criar conosco o maior evento de desenvolvedores do Brasil.  Link de inscrição: https://cfp-conn.thedevconf.com.br/?_ga=2.103579840.1386204218.1643036190-1988609034.1631800014 Confira aqui o calendário do TDC 2022. Nesta edição teremos muitas novidades e você poderá palestrar de forma Online ou Presencial! Entenda como vai funcionar o TDC CONNECTIONS: Nesta edição, além de todo o conteúdo dividido em Trilhas transmitidas ao vivo (13 trilhas simultâneas) também teremos dois eventos híbridos em Recife e Belo Horizonte, que terão uma trilha por dia, ao vivo, para um público limitado, seguindo protocolo

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o

PrimeFaces com JSF2 no ScrumToys

O JSF traz um grupo de componentes visuais prontos, a partir da versão 2.0 com suporte a Ajax nativo! Melhor que isso é a possibilidade de customizar ou utilizar uma suíte de componentes prontos para "turbinar" o projeto com o minimo de esforço. PrimeFaces é uma suite de componentes JSF customizados, a maioria com suporte a ajax, conta com um Kit para desenvolvimento mobile, é open source, a documentação é razoável, facíl de instalar e usar. Nesse exemplo utilizo o PrimeFaces 2.0.0, versão com suporte a JSF 2, no ScrumToys. Conheçe o ScrumToys ? ScrumToys é um Projeto Exemplo para JavaServer Faces 2.0 dentro do NetBeans 6.8, criado e mantido pelo time da Globalcode. É interessante que você tenha o NetBeans 6.8 para fazer esse exemplo, senão tiver baixe aqui . Baixe também, aqui , o PrimeFaces e o configure no NetBeans como biblioteca para o ScrumToys. Inicialmente o PrimeFaces requer a runtime JSF, mas isso pode variar dependendo de quais componentes você utilize, mai

Top 4 desafios do gestor de TI e como superá-los

  O setor de TI se apresenta como uma área essencial ao desenvolvimento e expansão da empresa, em especial, aquelas que têm a criação de soluções tecnológicas como core business. O mercado dinâmico da atualidade, com mudanças constantes e concorrência elevada, exige aperfeiçoamento do gestor de TI para se destacar em suas atividades. Pensando em te ajudar nesse processo, separamos 4 desafios do gestor de TI e como superá-los. Acompanhe! Transformação digital na atualidade A transformação digital é constante e define os caminhos futuros da nossa sociedade. Por isso, o setor de TI vem se tornando mais estratégico em empresas de todos os segmentos. O home office é um bom exemplo de como a revolução digital está se processando. Vamos falar sobre ele e outros pontos nos tópicos a seguir. Confira! Desafios do gestor de TI Para se manter atualizado sobre o tema e permanecer competitivo no mercado, é  necessário acompanhar as tendências de TI . Confira, abaixo, alguns dos principais desafios d

TDC Digital: o que você precisa saber para transformar sua carreira em 2022

O TDC Digital é o maior evento de TI do mercado e proporciona crescimento profissional a partir de palestras com especialistas e oportunidades de networking com o mundo todo, direto da sua casa. Através da escolha individual de cada participante é possível obter experiências imersivas e transformadoras conforme o tema-chave de cada trilha.  O evento também é o lugar ideal para ajudar no desenvolvimento de carreiras, permitindo que qualquer pessoa com vontade — e um tema interessante — seja palestrante e compartilhe suas experiências e conhecimentos. Para aqueles que querem  participar como ouvinte a plataforma do TDC favorece conferências dinâmicas, e o encontro de diversas comunidades e ecossistemas de TI. E, após a escolha de uma trilha, fica mais fácil acompanhar especialistas para aprender e se inspirar. Em 2021, o The Developer’s Conference (TDC) foi 100% digital e, em três dias de evento, contou com mais de 300 horas de conteúdos , incluindo: Agile; Testes; Design; Web e Mobile;