Pular para o conteúdo principal

Globalcode + Fratech = Academia do Agile


Globalcode e Fratech juntas na criação da Academia Agile, somando a experiência em Agile da Fratech à experiência em educação da Globalcode em um curso diferente. Diferente na forma, no periodo, na carga-horária, no conteúdo e, claro, na abordagem.

Esta formação é composta por 8 cursos que abordam todos os aspectos necessários para um profissional ágil. Desde o primeiro módulo "Implantando e Liderando Equipes Ágeis" o aluno entenderá que tipo de postura e qual a cultura necessária para atingir esse objetivo, através de dinâmicas.

O objetivo é uma imersão profunda nos conceitos que fazem com que o auto-gerenciamento funcione. O aluno também aprende como trabalhar a especificação de produtos de maneira incremental e como realizar o gerenciamento ágil de requisitos no módulo "Criação de produtos com requisitos ágeis". Através do framework Scrum, tratamos do planejamento da equipe no módulo AG6 - Gestão de Projetos com Scrum.

O aluno aprenderá práticas de engenharia passando por TDD, integração contínua, definição e evolução de arquitetura através de práticas de design evolutivo, Domain Driven Design e Modelagem Ágil, além de gestão de processos através de Kanban e Lean e conceitos avançados de liderança e coaching. Há ainda um módulo dedicado a estratégias ágeis para os modelos de governança em TI (AG8 - Estratégia Ágil para Governança em TI )

Qual é o público-alvo da Academia Agile: Desenvolvedores ou Gestores?
Em discussão com os autores da Academia Agile -Felipe Rodrigues e Manoel Pimentel - sobre a potencial "divisão" de interesses Desenvolvedores vs Gestores nos módulos da Academia Agile, tive uma resposta muito interessante:
"Esta separação de desenvolvedores e gestores é muito sutil, e nós queremos deixá-la ainda mais sutil, não queremos programadores de um lado e gerentes do outro, como em uma batalha, queremos todos alinhados, no mesmo time".
Quais as datas e horários da Academia Agile ?
A Academia Agile esta sendo oferecida em novo período, com 12 horas de aula quinzenais, sendo estas concentradas em um final de semana com aulas nas sexta a noite e no sábado o dia inteiro.

Desta forma você não ocupa todos os finais de semana e para as pessoas que não moram em São Paulo fica muito mais viável participar do treinamento. Nos finais de semana que não houver aula, o aluno terá uma leitura recomendada.

Veja o cronograma de aulas completo

A primeira turma já está confirmada, inicia sexta-feira dia 09/04 em São Paulo, Unidade Paraíso a 50mts do metrô. Quer mais informações ?
Entre em contato com a Globalcode e agende um horário no Programa "Fale com o instrutor" ou então pelo Twitter:

http://twitter.com/felipero
http://twitter.com/manoelp
http://twitter.com/yarasenger
[]s
Yara

Comentários

Felipe disse…
Muito precisa sua descrição da ideologia por trás deste curso. Parabéns.
Wagner Santos disse…
Muito bom Yara!
No mini-curso de Scrum + XP, fizeram pelo menos 3 ou 4 perguntas referente a integração de Agile com frameworks de Governança em TI (ITIL, Cobit, CMMI).
E acho que um curso como este, além de responder a estas perguntas, com certeza vai agregar muito, tanto para desenvolvedores quanto para gestores. Parabéns !

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

Muitas vagas, otimismo e sensação de reaquecimento da economia

2010 começou cedo, contrariando a expectativa que muitos Brasileiros tem de "O ano começa mesmo depois do carnaval".  Embora o inicio do ano tenha sido "repleto" de catástrofes naturais e muita chuva aqui no Brasil, no campo profissional o otimismo está evidente, as pessoas estão cheias de energia e boas perspectivas em relação as oportunidades de JavaEE 6 e muitas outras tecnologias. Mas, parece que não são somente as pessoas que estão otimistas, os anúncios de vagas voltaram a crescer, empresas anunciando boas vagas, ou grandes quantidades de vagas, refletindo o que podemos chamar de "Otimismo corporativo" . Veja algumas empresas que anunciaram vagas: IBM SpringSource   Yahoo!  Elumini   Cyberlynxx   Google Kaizen SPC Brasil Se em 2009, um ano de crise fizemos tudo isto , imagine em 2010. E você está preparado ?  Está otimista ? []s Yara http://twitter.com/yarasenger http://twitter.com/globalcode

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa