Pular para o conteúdo principal

Sun, Oracle, JavaOne e mais algumas páginas desta longa história...

Desde abril de 2009 estamos acompanhando todo o processo de aquisição da Sun pela Oracle, que aconteceu muito perto da crise, e no ambiente de negativismo da crise. Parte da comunidade, principalmente os mais velhos tinham um relacionamento de admiração à Sun e e aos engenheiros da Sun. E tantas carreiras e mesmo famílias sendo sustentadas pelo capital gerado ao redor da tecnologia Java. É natural sentir um pouco de medo do impacto deste negócio milionário:

O que a Oracle vai fazer com o Java? Vai continuar OpenSource ? Vão mudar a política de distribuição da JVM ? E o JCP está seguro ? Haverá impacto negativo para o Java ? E para as outras ferramentas e tecnologias da Sun ? Com esta enorme mudança de poder dentro da comunidade Java como as outras empresas irão reagir ?

Foi realizado hoje um WebCast gratuito "Sun Oracle Strategy", com quatro horas de duração, bastante marketing, muitos adjetivos, resolvi resumir os fatos mais importantes para a nossa comunidade nos com uma seleção de tweets das pessoas que estavam ouvindo a conferência como eu, por isto, fiz uma seleção de tweets em ordem cronológica que fazer a cobertura do Web Cast de hoje.

Antes do inicio do WebCast:
@jasondlee: Shaved. Showered. Wearing my Sun shirt. I'm ready for whatever today brings. Please make it good news!
Primiras notícias:
@edburns:  Keep the Sun brands: Java, Solaris, Sparc.
Apresentação de Charles Philps, presidente da Oracle:
@fribeiro1: People like Philips bother me very freaking much they can talk for hours and say nothing.
@edburns:  here comes the open standards. Listen for JCP?
@arungupta: Charles Phillips: "Committed to investing in the Java community, we have a vested interest to see Java is successful"
@fribeiro1: Now it is when they bring customers who say there are terribly excited just so to get renewal discounts. 
@edburns: exposure to the defense industry. The first customer on stage is from atomic weapons
@edburns: Nice to see a slide that says: "We're Hiring".
@fribeiro1: Of course they are hiring, they must have lost a lot of engineers along the way. @edburns:  Charles Phillips gives a not-so-subtle shout out to the Obama jobs program.
@fribeiro1: Vai ter JavaOne no Brasil
@yarasenger And OracleWorld is in setember... RT @mr__m: Now it makes sense: JavaSE7 deadline'd been moved to Sep2010; JavaOne has been moved to Sep2010
@binkyscave @yarasenger JavaOne will happen the same time as Oracle One but will be in three hotels and not in the Moscone Center
@edburns: I'm very glad they are keeping the JavaOne brand. It would have been silly to scuttle that brand.
...tempo depois:
@fribeiro1: Loosing my faith that they will answer any of the questions developers have.
@renatobellia @joshbloch: Been listening to Oracle/Sun strategy webcast for the past two hours. I still haven't a clue as to the future of Java.

Mais notícias: 

@fribeiro1: Good thing they will merge HotSpot and JRockit.
@fribeiro1: GlassFish remains Java EE RI and for tactical applications, Weblogic remains strategic Enterprise Application Server
@fribeiro1: Glassfish survived, but only as the RI, Oracle will continue to push WebLogic.
@edermagalhaes:  "javafx to rich internet application"
@jasondlee OpenOffice gets continued support and development. Excellent news!
@rafanunes  Unifying JSE and JME! WOW!!
@arungupta: NetBeans continues as light-weight IDE for Java developers, focus on Java EE 6, ME, and Scripting #oraclesun
@fribeiro1: NetBeans survived as a "lightweight" IDE, whatever it means to Oracle.
@fribeiro1: Oh, I got it, "strategic" means "actual portfolio".
@fribeiro1: All open source SOA from Sun needs to be forked now.
Piadinha:
@rafanunes: Uma coisa é certa, agora vai todo mundo trabalhar sério, de terno e gravata.....hehehe
@binkyscave: @yarasenger I am refusing to wear a suit. Have at least six in my closet. They come out for funerals and weddings. Ok, maybe it's the former
@fribeiro1: MySQL and OpenOffice survived, god knows how.
Mais notícias:

@jasondlee Nice! The SunRay also gets some loving. Those little machines are FANTASTIC!
@fribeiro1:Oracle just increased my confidence that open source is the best model for our industry.
@jasondlee: VirtualBox will be part of the Oracle VM family.
Larry's presentation in the end:
@fribeiro1: Nothing really to say about Larry's words.
Ainda tem muita gente twittando, então, quem quiser saber mais busque #sunoracle.

Nem tudo foi definido neste WebCast de hoje, por isto separei outros vários links e fatos interessantes que foram publicados recentemente: 

  • Notícia da aprovação da União Europeia: 
    • A união europeia ainda não havia aprovado a aquisição por causa do possível monopólio em relação a banco de dados da Oracle na aquisição da Sun, que era dona do MySQL. 
    • Se a compra fosse vetada haveria pelo menos duas possibilidades: Vender o MySQL para outra empresa, ou cancelar a aquisição da Sun, o que poderia ser um problema enorme segundo a especulação da comunidade.
    • Página atualizada com principais links e documentos e a notícia da aprovação pela União Europeia: http://www.oracle.com/us/sun/index.htm
  • Blog do James Gosling: 
    • O James Gosling sempre gostou de ilustrações com o Duke, e com a finalização do projeto de aquisição não poderia ser diferente, ele se expressou com uma imagem, que sugere a morte da Sun. O que não deixa de ser uma realidade. Mas, vale reforçar, não é a morte do Java.
    • http://blogs.sun.com/jag/date/20100121
  • JavaOne 2010 :
    • Esta publicação foi surpreendente, quando fui no SunTechDays ouvi uma pessoa falar que haveria JavaOne, e logo depois outras pessoas negaram, e o principal argumento era, não foi aberto o processo de submissão, portanto não haverá JavaOne. Felizmente, parece que haverá JavaOne, em junho no Moscone Center. 
    • Como mostra o agendamento do Moscone Center em São Francisco : http://www.moscone.com/site/do/event/view?nav.type=0&nav.filter=1005&nav.base=0911&id=440
  • Carta que dizem ter sido enviada por Jonathan Swartz para todos os funcionários:
    • Muitas pessoas têm criticado muito o Jonathan Swarts e questionado a sua competência dentro da Sun, eu particularmente não me sinto capaz de julgá-lo, mas acredito que ele fez pelo menos uma coisa importante: transformou o Java em OpenSource.
    • Eu gostei muito do discurso que ele fez no JavaOne sobre a coragem de um líder, a coragem de realizar um novo projeto, investir em uma ideia que pode dar certo... ou pode dar errado. 
    • Confesso que também gostei da carta, que dizem ter sido enviada por ele para os funcionários: http://digitaldaily.allthingsd.com/20100121/sun-ceo-go-oracle-internal-memo/
  • Últimas palavras do Scott McNealy no seu blog
    Conforme já publiquei no post "Muitas vagas, otimismo e sensação de reaquecimento da economia", eu estou otimista com  a plataforma Java e Java EE 6 que chega madura e finalizada marcando uma história de sucesso da Sun, e valorizando ainda mais a história da Oracle.
    Muitas destas notícias chegaram até mim pelo Twitter (Twitter: porque? como? quem?) :
    Fernando Ribeiro, Arun Gupta, Jason Lee e Ed Burns.


    Seguindo a mesma linha dos "disclamers" no inicio do WebCast: Tudo o que está escrito aqui é apenas uma coleção de dados da internet, e não me responsabilizo pela informação, tem alguma coisa errada ? Me fala que eu corrigo. Foi apenas uma forma de tentar persistir esta informação que está jorrando no twitter, que por sua vez é "volátil".

    Desejo sucesso e comprometimento aos que ficam na Oracle, bem como para aqueles que não querem ficar.
    []s
    Yara
    http://twitter.com/yarasenger
    http://twitter.com/globalcode
    http://twitter.com/globalcode/globalcode-team

    Comentários

    Anônimo disse…
    No túmulo deveria estar escrito:

    The network IS...the database!
    Anônimo disse…
    poderia estar traduzido. meu ingles é muito fraquinho..
    Wagner Santos disse…
    Ótima cobertura Yara, Parabéns!

    Particularmente, estou mais preocupado com o que pode acontecer com o GlassFish, pelos testes que fiz, a versão V3 está sensacional!! Talvez o ritmo de atualizações do V3 acabe diminuindo com a compra da Sun, ainda mais agora que estou para colocar um grande projeto (Mobile Payment) em produção, totalmente desenvolvido com Java EE 6 (talvez um dos primeiros cases do Brasil =) ) , e isso me deixa um pouco preocupado!!
    Abraço,
    Rael disse…
    Yara, e pensar que aprendi Java com vc e o Vinícius numa das primeiras turmas da Globalcode aqui em Sanca (lá no Parqtec, acho que em 2000).

    E pensar que quando estudávamos na USP, Java estava na crista da onda, representava o que hoje é o Ruby (ou seja, estava na moda programar em Java, era cool).

    Não sei se é bom ou não a Oracle ter comprado a Sun (ao menos melhor que a IBM foi, sem dúvida). Mas fico triste... a Sun sempre foi admirada pela turma mais "velha", por ser uma empresa de geeks, a responsável por liberar o RPC/NIS/NFS, a empresa do Solaris (nossos velhos servidores de emails da USP)...

    E eu gostei de várias atitude do Schwartz, inclusive na época elogiavam muito ele (e as ações da Sun subiram). Mas aí veio a crise and... :(

    Postagens mais visitadas deste blog

    Compilador GWT, não se preocupe com JavaScript!

    Nesse post vou escrever um pouco sobre o Compilador do Google Web Toolkit , qual é o seu papel no kit, além de algumas dicas para o dia-a-dia no desenvolvimento com a tecnologia. Como exemplo vou usar um novo Projeto Web no Eclipse criado a partir do Google Plugin   para desenvolvimento GWT e/ou App Engine, acesse aqui mais informações e download. Depois de instalar o plugin, dentro do Eclipse siga a sequência para criar o projeto: New - Others - Google - Web Application Project - Defina o nome do projeto e a estrutura raiz de pacotes - Finish. Vou adotar como nome do projeto appGWT e pacote br.com.globalcode . O plugin gera uma aplicativo pronto que permite ao usuário preencher um campo e realizar o envio ao servidor de forma assíncrona (Ajax), quando o servidor responde um Dialog é apresentado com a mensagem de retorno. Para testar a aplicação é só executar o projeto com a opção Wep Application . Veja: O GWT, como já foi comentado , adota um conceito bem interess

    O que é Lógica de programação?

    Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

    Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

    Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME

    Devo fazer um curso ou ler um livro?

    Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

    JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

    Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

    Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

    O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u