Pular para o conteúdo principal

Spring Brasil User Group nasceu saudável em 2010

O Spring Brasil User Group nasceu forte e saudável junto com o ano novo e, com menos de um mês de vida, já conta com mais de 100 membros. Venha participar também desta comunidade! Se ainda não é um membro, clique aqui!.

Este grupo é uma rede social dedicada a fortalecer e fomentar a comunidade de usuários e desenvolvedores das tecnologias relacionadas ao Spring Framework.

Fórum, Blog, Notícias e Chat <=> Comunidade

O Spring Brasil User Group, carinhosamente apelidado de SBUG, está baseado na infraestrutura do site de redes sociais chamado Ning e, por isso, disponibiliza os mecanismos de fórum, blog, publicação de fotos e vídeos, divulgação de eventos e troca de mensagens entre os integrantes do grupo. Portanto, esta rede social permitirá a todos os participantes enviar dúvidas ou abrir discussões através do fórum, escrever notícias ou mini-tutoriais sobre Spring no blog e acompanhar as novidades e possíveis reuniões virtuais ou presenciais do grupo.

De maneira tímida alguns membros começaram a escrever no fórum e no blog do SBUG. Alguns outros membros escreveram comentários nas postagens. Mas as ferramentas da comunidade estão abertas para qualquer um contribuir. Se desejar, coloque lá as suas dúvidas sobre o framework, compartilhe a sua experiência em forma de tutoriais ou responda as dúvidas.

Casual Class #10 - Spring Platform

Através de um grande apoio e incentivo da Globalcode realizaremos uma reunião presencial do SBUG em formato de Casual Class no auditório da Globalcode em São Paulo. Neste Casual Class abordaremos a plataforma da SpringSource e não somente o produto mais famoso Spring Framework. Este evento será muito especial, reunindo diversos profissionais com experiência prática. Contaremos com a participação de membros do Spring Brasil User Group e instrutores da Globalcode que farão uma apresentação do framework, o lançamento oficial do grupo, uma apresentação sobre a integração do Spring com o cenário de Cloud Computing, uma apresentação da ferramenta de produtividade Spring Roo e as ferramentas de produtividade como SpringSource Tool Suite, tc Server e dm Server. As inscrições estão abertas através do site www.casualclass.com.br.

Marque na sua agenda: 26 fevereiro 2010 de 19:00 a 22:30 no auditório da Globalcode em São Paulo. Exporte agendamento para Outlook ou iCal (.ics).

Spring 2.5 e Cloud Foundry

Recentemente disponibilizei para download, através do SBUG, uma aplicação web simples e completa usando Spring Framework, JSF, Richfaces e JPA. Os detalhes técnicos desta aplicação foram apresentados num artigo no periódico Java Magazine com o titulo Criando uma aplicação web com Spring. Outros detalhes sobre esta aplicação e link para download podem ser encontrados clicando aqui. Esta aplicação será evoluída para aplicar os novos recursos do Spring Framework 3.0 e será apresentada no Casual Class agendado. Em breve, o código fonte desta nova versão estará disponível para download.

Por enquanto (até 05/fev), a aplicação web de exemplo baseado no Spring Framework 2.5 estará disponível para acesso online na plataforma de computação em nuvem da SpringSource e, chamada de SpringSource Cloud Foundry, acessível através de um endereço disponibilizado pela Amazon Web Services (Elastic Cloud Computer): Exemplo Globalcode Casual Class Spring 2.5.

Para outros detalhes leia o post no SBUG: Aplicação web com Spring 2.5 no Cloud Foundry.

JAVA + PIZZA + CERVEJA + VOCÊ = CASUAL CLASS

Venha fazer networking, trocar conhecimento, conhecer outros membros do grupo além de se divertir bastante no Casual Class!


Aguardamos a sua presença no Spring Brasil User Group! Venha participar, contribuir, fortalecer e fomentar a comunidade de usuários do Spring Framework no Brasil.

By Spock
http://blog.spock.com.br/
http://twitter.spock.com.br/
http://springbrasil.ning.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o