Pular para o conteúdo principal

Sun Tech Days 2009

O SunTechDays 2009 foi excelente, uma grande oportunidade de encontrar amigos e alunos, além da sensacional oportunidade de conversar com James Gosling, o pai do Java. Os principais assuntos abordados durante o evento foram Java Store, JavaFX, JavaCard e TV Digital.

Quando o evento é bom o tempo voa, e infelizmente não foi possível participar de tudo, por isto convido os instrutores e amigos que participaram a cobrir outros momentos ou palestras interessantes.

Apresentação do James Gosling 
Entre os vários tópicos abordados no Keynote do James Gosling gostaria de destacar:

- Container Web no Java Card
A apresentação do amigo Tim Boudreau, que já veio muitas vezes para o Brasil, palestrando mais do que uma vez no auditório da Globalcode, divulgando as funcionalidades do NetBeans. 
Ele foi chamado ao palco pelo James Gosling e mostrou uma demo sensacional com um Container Web sendo executado no JavaCard. Simplesmente sensacional... 

Assim como no mundo da Robótica e Automação residencial, as possibilidades de projetos de inovação com esta tecnologia são infinitas. E o suporte do NetBeans parece muito bom.

- JavaFX
A apresentação da Angela Caicedo da Lousa "Touch Screen" com JavaFX agradou a platéia, como sempre.

- JavaStore
James Gosling mostrou a JavaStore e falou de todos os desafios na criação do modelo de negócios. Embora maravilhosa, a JavaStore ainda não está disponível para o Brasil, mas segundo ele estará em breve.

- MultiThreading
James Gosling encerrou a apresentação chamando atenção dos desenvolvedores para a tendência de multi-processador, mostrando um gráfico de performance para 5000 cores ao invés de Dual ou Quadri Core... reforçando a importância de conhecer as APIs de concorrência.

Reunião dos JUG Leaders com James Gosling
 Mais uma vez, James Gosling, o criador do Java, mostrou como é acessível a comunidade, e a atenção a comunidade Brasilieira. 
Participou da reunião com todos os JUG Leaders presentes no evento, conduzida pelo Brazilian Java Man : Bruno Souza.

Alias, o Bruno foi também foi o principal fotógrafo do mini-evento. Thanks Bruno!

Como esperado ele não pode comentar sobre o caso Sun-Oracle, mas respondeu muitas outras perguntas, como esta do Mauricio Leal na foto a esquerda sobre a importância da TV Digital no Brasil.



Yara: Atualmente está muito na moda a frase "Todo programador deve aprender pelo menos uma nova linguagem por ano", você concorda ?
James Gosling: Eu acho que é necessário aprender coisas novas a todo momento, mesmo que sejam assuntos não relacionados a tecnologia, como por exemplo "Comida Organica" ou qualquer outra coisa que te interesse. Eventualmente aprender uma nova API pode ser mais complexo do que uma nova linguagem. O importante é manter-se sempre aprendendo coisas novas. 



Reunião do James Gosling com a Globalcode
Um dos momentos mais especiais do Sun Tech Days sem dúvida nenhuma foi a reunião que tivemos com James Gosling, que originalmente seria uma entrevista e acabou sendo uma apresentação descontraída sobre Program-ME, Arduino, SunSpot e o robo do Vinicius.

Foram 45 minutos de conversa sobre Eletrônica, Robótica, Lego Mindstorm. Ele se mostrou muito motivado com estes assuntos e logo mostrou a minúscula placa da Sentila, que deve ser umas 50 vezes menor que o Program-ME e tem uma JVM Sqwalk, a mesma do SunSpot. 

Vinicius Senger, Jorge Diz, James Gosling e Yara Senger
Java e TV Digital 
Outro destaque do Sun Tech Days foi a palestra " Ginga, LWUIT,JavaDTV and You" apresentada por Dimas Oliveira e Tamir Shabat ambos da Sun. 

Adicionalmente o evento recebeu diversas personalidades do mundo da TV Digital, como Carlos Fini, gerente de operações da Rede Globo e Aguinaldo Boquimpani da Diretor da TQTVD, que comentou orgulhosamente sobre as novas televisões da LG que vão ser fabricadas com o AstroTV, que é a implementação comercial 100% compatível com a especificação brasileira do Middleware Ginga desenvolvida pela TQTVD.


Ou seja, mais uma grande oportunidade de conversar com algumas das pessoas mais influentes da TV Digital no Brasil. 


Fotos

As fotos estão disponíveis no album Sun Tech Days 2009.
É isto ai pessoal, quem não foi perdeu. Mas, quem sabe ano que vem tem mais né?

Yara Sengr

Comentários

Julio Viegas disse…
Muito legal Yara, pena que nao pude ir dessa vez!

Estive com o Simon Ritter no CEJUG Tech Day, conversei com ele a respeito do futuro da Sun e ele apenas dizia "I don't know"... Uma hora ele acabou cedendo e disse "I'm not authorized to speak about it, so please sorry...".

Eh uma pena que essa definição nao ocorra... Eu penso que isso possa estar ocasionando a Sun uma perda de talentos, oportunidades e um atraso em inovacao... E isso eh ruim inclusive para a Oracle.

Eu espero que a compra da Sun mostre para a Oracle a excelencia em como formar comunidades e o impacto positivo que produtos abertos e livres fazem no mercado.

Mas que ha uma expectativa, isso ha! :)

Abs,
JV -- http://julioviegas.com
Wagner Santos disse…
Muito bacana, ótima cobertura, parabéns !!!
Pena que não pude ir neste ano =(
Elaine Silva disse…
Parece que a União Européia, que se mostrava contra a aquisição da Sun pela Oracle, sinalizou que deve aprovar a transação. Tomara que em breve possamos ter as respostas que procuramos.

Vejam notícia em:

http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=160395

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o