Pular para o conteúdo principal

Alguma certificação Java nos seus planos em 2010 ?

A discussão sobre certificações é super polêmica, alguns acham muito importante, outros acham totalmente insignificante.

Eu particularmente acho que é uma meta de aprendizado, que nos força a aprender bem detalhadamente uma tecnologia. É claro que é "burlável" quero dizer, todo mundo conhece alguém que é certificado e "não sabe nada". Mas, evidentemente quando você se prepara, estuda, vai aprender muitas coisas novas e solidificar ainda mais seu conhecimento.

Eu sempre fui muito "orientada" por deadlines... estas metas nos obrigam a encaixar algumas horas de estudo nesta vida tão corrida. E o inicio do ano é muito bom para estas iniciativas, porque estamos um pouco mais descansados, com aquele espírito de inicio de ano.
Imagine chegar em março e já ter cumprido uma das metas de final de ano, e estar com a certificação "tirada" ?

Não acho que precisa ser um caçador de certificações, e tentar tirar todas as certificações possíveis, mas acho natural que isto aconteça com algumas pessoas que estão com muita energia e dedicação, e vão se apaixonando pelas tecnologias, e querendo aprender cada vez mais, e tendo motivação para fazer várias provas.

É bom para o currículo ?
Sim, acho que é muito bom para o currículo. Mostra que você tem determinação, consegue vencer obstáculos. Dependendo da certificação mostra um certo grau de conforto com inglês. Com certeza é um diferencial.

Agora, você vai ganhar muito mais por isto ?
Provavelmente não. Talvez sim.


Dica para Universitários

  • Se você é Universitário e passou na prova de Cálculo 2 não há o que temer na certificação Java. Compre o voucher, e se prepare para a prova da certificação da mesma forma que se preparou para a prova de Cálculo 2, você vai passar.

PS: A dica não vale caso você tenha colado na prova de Cálculo
  • Verifique se sua universidade faz parte SAI (Sun Academic Initiative) e aproveite os descontos dos vouchers para Universidades credenciadas.

Minicursos gratuitos para certificação em janeiro:

Para motivar ainda mais as pessoas a tirarem a certificação estamos promovendo em janeiro três minicursos de dicas para as certificações

Quais os planos para a sua carreira em 2010?

Certificações, Java para TV Digital, iPhone development, Java EE 6 ? SOA, REST ? Arquitetura ? Agile ? Selenium, FitNesse ? Java ME ? Robótica, Eletrônica ?

Com tantas tecnologias organização é fundamental, olhar bem as tecnologias emergentes, conversar com amigos e gurus que você confia e admira e investir as suas horas em tecnologias promissoras, para "ser a pessoa certa na hora certa com o conhecimento certo".  

Afinal de contas nós desenvolvedores somos investidores, e nossa moeda é o tempo, investimos nossas horas em tecnologias e projetos open-source. 
Aproveitem o momento de alegria, tolerância e paz para organizar os planos pessoais e profissionais de 2010 com uma pitada de ousadia e outra de realismo.

Comentários

Fred Maia disse…
Olá! Interessante! Realmente ano novo é uma boa época para se planejar metas! Pretendo tirar pelo menos uma certificação em 2010! A SCJP, e pretendo estar trabalhando com JEE.
Abraços! Até mais!

Frederico Maia
http://fredericoarantes.blogspot.com
http://twitter.com/fredmaia
Elder Moraes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Elder Moraes disse…
Muito bom o artigo!

Eu fui aluno da Globalcode (do Jun, especificamente) em 2004 e trabalho com Java desde 2002. Resolvi tirar a minha primeira certificação só agora e devo confessar que só o fato de estudar para a prova me ajudou muito em alguns detalhes sobre a linguagem que não damos muita importância no dia-a-dia. Sem dúvida, estudar vale a pena!
Yara Senger disse…
@Fred Maia
Obrigada pelo feedback sobre o post, a SCJP não é um bicho de sete cabeças e trabalhar com Java EE é muito bom. Eu particularmente sou fâ da camada Web... está cheio de oportunidades e acho que é o ideal para iniciar com Java EE. :)

Abraços e boa sorte com a certificação!

Quando passar, compartilhe conosco!
Yara Senger disse…
@Elder Moraes
Bom dia, obrigada pelo Feedback, eu também trabalhei um tempo antes de fazer a prova e depois tive mais ou menos a mesma impressão que você pois fui aprendendo na prática. O Jun é um colecionador de certificações, 100% nerd,dedicado a tecnologia e educação.

Parabéns pela conquista e obrigada por compartilhar a sua experiência.

E agora, qual o próximo passo, planos para 2010 ?
Anônimo disse…
Boa tarde,

Na minha humilde opnião, a certificação virou apenas um nicho de mercado, principalmente na comunidade Java. Muitos desenvolvedores se especializam em minuncias da linguagem mas não sabem resolver inúmeros problemas pois lhes faltam a base do "racicínio lógico".

Quanto a empregabilidade, creio que a certificação serve quando você não tem um network na área que atua. Os bons profissionais geralmente são indicações de pessoas próximas.

Abraço.
Anônimo disse…
Olá,
gostei muito do post! Incentivador!
Estou me preparando para a SCJP e pretendo marcar o exame para março.
Obrigado pela injeção de animo.

http://twitter.com/marcosvidolin
http://marcosvidolin.wordpress.com
Anônimo disse…
Muito legal o post.. Realmente depois da primeira, a motivação aumenta para tirar outras e aprender mais.. Minha próxima meta é a SCWCD.. Abraço e boa sorte a todos ...

nei
Unknown disse…
Ola Yara tudo joia ?seu blog esta bom
vc poderia me dar alguma opniao sobre qual
certificação JAVA e recomendado para iniciante
estou cursando 5º periodo de Sistemas de informação na UFOP fiz programação orientado a objeto em JAVA gostei demais e estou com um projeto para tentar alguma certificação este ano de 2010 mas queria opnao sobre qual sera de mais importancia eu estudar primeiro??tipo eu sei q vai varias de gostos mas sempre tem um 1º degrau a subir, gostaria de opniões e dicas de Livros para estudos tbm

msn:dagsonmg@hotmail.com

Abraços
Yara Senger disse…
@Dragon,

Acho que é interessante iniciar pela SCJP. Eu gosto bastante dos livros da Kathy Sierra. Além dele tem um monte de portais interessantes, como JavaRanch, com simuados.

Considero fundamental fazer muitos simulados.

É isso ai, um abraço e boa sorte!

Yara

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o