Pular para o conteúdo principal

Site da Globalcode: Design e integração com JSF, Facelets, RichFaces e JBossSeam

O site da Globalcode foi criado por uma agência e depois desenvolvido internamente, utilizando algumas das nossas tecnologias preferidas:
- JavaServer Faces
- Facelets
- RichFaces
- JPA
- JBoss Seam (que não poderia faltar na nossa arquitetura).

O site é abastecido com informações do sistema de gestão educacional, o GES (Global Education System). Na prática isto quer dizer que as turmas, o conteúdo dos cursos, o Orçamento Eletrônico, matrícula eletrônica em minicursos gratuitos, páginas Unidades Globalcode, tudo vem do GES.

Ou seja, estes dados são alterados automaticamente quando alteramos os dados no GES e não precisa passar nas mãos de ninguém da área de TI. E o pessoal de vendas e negócios adora ficar livre do pessoal da TI.

A utilização de Facelets gerou muitos benefícios e facilidades, e agora até o André Frota, que era mais designer que programador fica aflito para eliminar uma ou outra página 100% HTML, que não usa Facelets.

Além dos muitos novos requisitos que nós mesmos geramos ao utilizar e visualizar o site recebemos diversas sugestões e críticas dos instrutores, funcionários, alunos e usuários do site. Algumas são deliciosamente simples, eu passo para a Ana Abrantes e em poucos minutos ela me responde: "Faça um refresh", e Wow!, a mudança está no ar, enquanto outras precisam de mais planejamento e esforço de implementação e pesquisa.

Uma das experiências mais recentes foi a integração com o serviço de Busca personalizada da Google, que agora está disponível e bem integrada com o layout e conteúdo do nosso site, e ainda temos uma série de recursos que nem começamos a explorar.

Algumas funcionalidades que adicionamos no GES, às vezes em um "acesso de loucura" mudaram completamente os processos dentro da Globalcode, como o Orçamento Eletrônico, que deixou nossa tabela de preços transparente e mudou o perfil dos telefonemas.

A matrícula online foi uma mudança drástica, antes dela existir, o dia seguinte ao boletim era improdutivo, o telefone tocava incessantemente, ninguém conseguia fazer nada além de matrículas em minicursos gratuitos e muitas reclamações de linhas ocupadas de pessoas que queriam tratar de outros assuntos. Agora, as meninas do atendimento nem percebem nos dias que chegamos a 300 matrículas online em minicursos gratuitos.

É maravilhoso ver como este software que produzimos faz toda a diferença na vida dos usuários. É muito bom ver um processo que demora 40 ou 50 minutos sendo reduzido a dois cliques.

Fica aqui um depoimento que encheu nosso dia de alegria :
Confirmo o recebimento do orçamento eletrônico e gostaria de elogiar esta funcionalidade: o e-mail chegou poucos minutos após minha solicitação!
Também gostei muito da facilidade para matrícula nos mini-cursos. Nunca tinha recebido um tratamento tão eficiente através de um site.
Parabéns!

Michele Nisiyamamoto


Agradeço todas as pessoas que criam, testam, criticam e compartilham as emoções do nosso site e do GES diariamente.

Comentários

Ana Abrantes disse…
O trabalhão que isto tudo dá é compensado pelo prazer de fazer as coisas acontecerem. Já falei uma vez que sou "addicted to my job" e repito: é porque eu adoro e me divirto com o que eu faço. A Globalcode nos permite inovações e é a culpada de eu ser assim hoje! O site só não está melhor, ou não foram implementadas várias coisas legais ainda, por pura falta de tempo, não consigo abraçar o mundo sozinha, fazer o que... ;)
Anônimo disse…
Opah. Legal...
O blog tambem tá merecendo uma mudança de layout hein.
Principalmente alargar ele um pouco. Tá raquítico, coitado. hehe
Wagner Santos disse…
Pois é, Yara!!!

Posso dizer que a espera (desde o coquetel) valeu muito a pena !!! Realmente superou as espectativas..

Parabéns a Abraço,
Yara Senger disse…
Romuloff,

Agradeço a sua sugestão.
O Blog estava meio magrinho mesmo, demos uns pixels pra ele, ficou melhor ?

[]s
yara

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android, além de criar a o